Como fazer uma gestão de custos eficiente? Confira 5 dicas

Gerenciar bem um negócio e garantir que ele tenha uma vida sustentável no mercado depende de como a alta gestão lida com os gastos. É o planejamento desse setor que permite um crescimento saudável para a empresa — e menos dor de cabeça para quem a administra.

Mas por que é tão importante garantir esse controle? Porque todas as atividades que uma organização faz envolvem custos. Já parou para pensar nisso? A mão de obra, os equipamentos, os insumos etc. Então, estar a par de como acontecem essas movimentações é essencial!

Se chegou aqui pesquisando como fazer uma gestão de custos eficiente, este artigo é para você!

No que consiste a gestão de custos?

Além de uma necessidade, a gestão de despesas é uma estratégia para manter a empresa funcionando bem. Sem ela, o desequilíbrio financeiro pode não apenas afetar o negócio, mas causar seu fechamento. Basicamente, a gestão diz respeito ao controle de todos os gastos de uma companhia, como os já citados anteriormente.

Essa contabilização vai dar mais propriedade para identificar se a organização está lucrando e se são lucros consideráveis, se os investimentos realizados têm o o retorno previsto, em que áreas é preciso economizar etc. Para explicar de forma mais didática e prática, enumeramos alguns benefícios dessa prática. Confira, a seguir.

Equilíbrio de gastos

É melhor sobrar do que faltar, certo? Nem sempre. No caso dos insumos que uma empresa precisa para produzir seu produto, não é necessário que ela tenha um custo a mais, gastando além do que deveria.

É compreensível que a correria abra margem para algo assim, eventualmente, mas a gestão de custos serve exatamente para diminuir ou eliminar essas práticas e garantir o equilíbrio do que está sendo gasto. Assim, além de economizar, é a oportunidade de promover mais conscientização e um consumo sustentável, com foco no que tem, e não no que será reposto.

Precificação certeira

Ao considerar o preço de um material, fala-se muito sobre fazer pesquisa de mercado e estudar a concorrência. De fato, isso é primordial, mas uma boa gestão de custos pode influenciar isso também. Sabe como? Entendendo que o valor final depende de variáveis, como a produção. Nela, devem ser considerados os insumos, a mão de obra etc.

A partir dessa análise, dá para ser mais certeiro ao definir o preço final. Outra vantagem é que, conhecendo todo o processo, é mais fácil chegar ao que foi planejado, ou seja, reduz a chance de surpresas — principalmente, as desagradáveis — na hora de conferir o planejamento e o realizado.

Crescimento do negócio, redução dos riscos

Uma empresa prevenida vale por duas! Com o estudo real dos custos e seu gerenciamento, a companhia vai se arriscar menos em um mercado cada vez mais competitivo. Como muitas não reconhecem a importância dessa pesquisa, essa estratégia se torna um diferencial nos resultados.

Além disso, a lucratividade tende a aumentar. Quanto mais se entende sobre o negócio e como ele deve ser administrado, maior será o seu lucro. Quando um erro acontecer, revertê-lo será mais fácil também.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicular

Como implantar a gestão de custos em 5 passos

Agora que você entendeu como a gestão de custos pode ajudar seu negócio, que tal aprender a implementá-la? Fique de olho nas nossas dicas.

1. Defina um bom planejamento

O planejamento pode diferenciar uma empresa que deu certo de uma que foi à falência. Para alguns, é considerado perda de tempo, mas, na verdade, essa construção é essencial para qualquer negócio, independentemente do tamanho e do segmento.

Procure investir tempo e recursos nesse processo, pois ele pode definir os próximos passos do seu empreendimento — e se eles serão bem sucedidos e recebidos no mercado.

2. Implemente uma cultura de contenção de gastos

A cultura de uma empresa é muito importante. Ela carrega os seus valores e reflete o que ela deseja mostrar para o mundo. Por isso, é vital que os funcionários se identifiquem e representem essas premissas.

Com uma cultura de contenção de gastos bem implementada, que contemple ações pontuais e consistentes, é possível lembrar constantemente sobre a importância de ter senso de dono e economizar, visando não apenas à economia para a empresa, mas para o meio, de modo geral.

3. Compare os preços

Comparar os preços não é um hábito que deve ficar restrito às compras pessoais. Nos negócios, é tão importante quanto. Por isso, conheça o segmento, pesquise fornecedores, converse com colegas que trabalham no mesmo ramo e troque ideias. Assim, os dois lados se ajudam e podem sair ganhando — e economizando.

4. Padronize as aquisições

Com a experiência, percebe-se que há períodos mais quentes ou frios no mercado, que permitem uma maior flexibilidade quanto a investimento. Fique de olho nesses momentos, como uma estratégia, para ser mais certeiro e garantir melhorias para sua empresa.

Isso também vale para contratação de mão de obra, compra de insumos e tudo o mais relacionado a custos variáveis. Entende a importância do planejamento?

5. Mensure seus resultados com frequência

A mensuração é uma das partes mais importantes do processo, porque é ela que mostra se o que foi planejado e executado está funcionando como esperado. Isso não deve acontecer de forma pontual, pelo contrário, deve acompanhar cada etapa, para fazer sentido e permitir, caso necessário, interromper e recomeçar.

Se mensurar é um desafio para você, lembre-se dos indicadores. Nem sempre eles variam de acordo com o segmento, muitos são comuns a todos, respeitando apenas a área ou setor, como contabilidade e recursos humanos. Pesquise a respeito e implemente-os, caso ainda não o tenha feito. Eles fornecem informações precisas e importantes para seu negócio.

Em uma empresa de rastreamento veicular, a gestão de custos pode auxiliar a expandir seu negócio, oferecendo soluções mais práticas e inovadoras a seus clientes, e se diferenciado no mercado. É esse gerenciamento que permite realizar investimentos mais certeiros, proporcionando mais retorno e longevidade para seu empreendimento.

Gostou das nossas dicas de como fazer uma gestão de custos eficiente? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este para alavancar seus negócios. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"