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Quer saber como diminuir a inadimplência? Veja as 7 melhores soluções

Não é raro que as empresas procurem estratégias e tentem descobrir como diminuir a inadimplência com mais eficiência. Negócios dos mais diversos segmentos enfrentam esse problema diariamente, e com a central de rastreamento, por exemplo, não seria diferente.

Os empresários que trabalham com a prestação de serviço estão sujeitos a lidar com esse tipo de situação todos os dias. Para evitá-los ou contorná-los, é preciso criar ações para melhorar o relacionamento com o cliente e garantir que todas as mensalidades sejam pagas dentro do prazo. Assim, a empresa mantém o faturamento regular e garante sua rentabilidade.

Quer saber mais sobre como diminuir a inadimplência e quais são as melhores estratégias para isso? Continue a leitura!

Quais são os impactos da inadimplência?

A inadimplência em uma empresa pode trazer diversos problemas. Quando clientes não pagam pelos serviços que estão sendo prestados, o caminho mais comum é que o negócio comece a ter prejuízos.

A falta de pagamentos regulares pode interferir na dificuldade de manter as contas da empresa em dia. Afinal, os pagamentos mensais das despesas — tanto fixas quanto variáveis — são dependentes da quitação das mensalidades dos clientes.

Esses problemas acontecem com diversos negócios de prestação de serviços, e com uma central de rastreamento não seria diferente. O segredo é saber como cobrar os clientes de forma estratégica e quais são as ações diárias que podem ser aplicadas para diminuir a inadimplência.

Como diminuir a inadimplência em uma central de rastreamento?

Além de ter uma rotina de cobrança eficiente com os clientes, é preciso ter alguns cuidados no dia a dia. Como é a relação da sua empresa com os clientes? Existem estratégias que estão usando para melhorar o relacionamento com os consumidores? Os níveis de inadimplência da sua empresa estão altos?

É hora de entender quais são as particularidades do seu negócio e quais ações, entre as que vamos sugerir, poderão ser colocadas em prática.

1. Faça gestão de contrato e emissão de boletos

A primeira estratégia é trabalhar com gestão de contrato e emissão de boletos. A ação vai ajudar a reforçar o pagamento por parte dos clientes: uma vez que eles recebem um boleto com data de vencimento, é comum que se organizem para pagar aquela fatura dentro do prazo, evitando, assim, o acúmulo de juros.

A gestão de contrato também vai ajudar a ter uma relação melhor com os consumidores. Os documentos podem ter cláusulas sobre pagamento e inadimplência, dando à empresa uma maior segurança em relação ao acerto junto aos clientes, cobranças de juros e outros detalhes, que agora são garantidos pelo contrato firmado entre as duas partes.

2. Tenha um bom relacionamento com os clientes

Ter uma relação amistosa com clientes é uma das estratégias de como diminuir a inadimplência em uma central de rastreamento. Para entender essa estratégia, basta se colocar no lugar das pessoas que usam o seu serviço.

Por exemplo, quando você está trabalhando com uma empresa que realmente gosta e com a qual tem um bom relacionamento, como é a sua responsabilidade com o pagamento das mensalidades? Normalmente, prezamos por essa relação e, por gostarmos do serviço prestado, acabamos dando muito mais atenção aos prazos acordados com a parceria.

Isso também pode estimular que os clientes fidelizados pela empresa paguem o pacote anual, reduzindo ainda mais as chances de inadimplência.

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3. Permita negociações

Se alguns clientes estão inadimplentes há mais de um mês, pode ser interessante permitir negociações. Assim, veja se é possível dar um pequeno desconto para os devedores e receber o valor que está em aberto o quanto antes.

As negociações vão permitir que você consiga recuperar os valores em débito e, possivelmente, trabalhar um relacionamento com esses consumidores. Isso estimula o pagamento dentro das datas adequadas, podendo até conseguir convencê-los a acertar a quitação anual com um bom desconto e com antecedência.

4. Automatize processos

Outra estratégia que poderá diminuir a inadimplência e otimizar o dia a dia da empresa é automatizar processos. Com essa ação, você conseguirá manter um diálogo recorrente com os clientes, com o envio de boleto e de emails para lembrar sobre prazos e vencimentos que estão chegando.

A automatização permitirá que você configure datas e horários para as mensagens, sendo enviados automaticamente para os clientes. Isso vai melhorar a performance e reduzir o tempo gasto com disparos manuais.

5. Escolha as ferramentas adequadas

Para fazer cobranças adequadas e manter um bom relacionamento com os clientes, pode ser necessário utilizar algumas ferramentas específicas. Para encontrar a alternativa que mais se adéqua às necessidades da sua empresa, avalie tudo o que você precisa.

Veja quais funcionalidades vão atender às suas demandas e, com base nisso, busque ferramentas que ofereçam essas soluções.

6. Incentive o pagamento à vista

Se você trabalha com a prestação de serviços, é interessante incentivar o pagamento à vista, oferecendo, talvez, algum desconto para aqueles clientes que se interessam em quitar pela anuidade de uma vez só.

Dessa forma, você evita a inadimplência desses clientes. No entanto, será necessário ter alguns cuidados: se várias pessoas decidirem pagar a anuidade à vista, é preciso que você organize as finanças para não ter gargalos durante os meses seguintes.

7. Valorize bons pagadores

Além do que já foi dito, é necessário ter um bom relacionamento com clientes que são bons pagadores. Isso ajuda a estimular esse comportamento e garantir que essas pessoas sigam com as quitações em dia.

Uma relação que valoriza essas pessoas pode favorecer, ainda, o aumento dos planos contratados pelos consumidores e, por sua vez, os lucros da empresa.

Se você já tem clientes inadimplentes, é preciso aprender a cobrá-los sem prejudicar o relacionamento. Para isso, a dica é criar uma estratégia de cobrança e negociação, oferecendo algum desconto para que essas pessoas paguem o que devem e mantenham a frequência de quitações adequada.

Lembre-se sempre de ouvir o cliente e manter uma comunicação amigável, tornando o ambiente mais agradável. Assim, permite que a negociação aconteça de forma mais leve.

Quer aprender mais sobre como diminuir a inadimplência e conquistar cada vez mais consumidores? Confira como atrair clientes para sua empresa de rastreamento veicular.

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