Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /var/www/html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Quer saber como montar uma central de rastreamento de veicular?

Uma das principais preocupações de quem pretende começar a empreender é encontrar um modelo de negócio que caiba no bolso e tenha um futuro promissor. Mesmo em um cenário extremamente desafiador, no qual as transformações ocorrem com muita rapidez, o investimento em uma central de rastreamento veicular se encaixa perfeitamente nesse perfil.

No artigo de hoje, vamos mostrar como você pode obter sucesso com sua própria central de rastreamento veicular. Você descobrirá os fatores que tornam esse mercado tão atrativo, como começar a estruturar seu negócio e de que maneira a Getrak pode facilitar ainda mais a sua vida, proporcionando mais segurança para investir. Confira!

Por que abrir uma central de rastreamento veicular?

O mercado de rastreamento veicular tem um grande potencial de expansão para os próximos anos e há uma série de dados que fortalecem essa perspectiva. Segundo o Automotive Businness, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) estima alta de 5% na produção de veículos em 2019.

Embora o índice seja mais baixo que em anos anteriores, esse é o terceiro ano seguido de alta, mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país. Em novembro de 2018, o governo federal aprovou o programa Rota 2030, que prevê incentivos fiscais a montadoras que investem na modernização dos veículos nacionais, favorecendo também os segmentos ligados à tecnologia. 

A demanda por equipamentos de rastreamento e monitoramento cresce ainda mais graças a frotistas e transportadoras, que buscam alternativas para combater o roubo de cargas. Reportagem veiculada pelo jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostra que o número de ocorrências aumentou mais de 70% em cinco anos. Só em 2017, foram 25.950 casos. 

Números como esse fazem com que o Brasil seja o sexto país mais perigoso do mundo para transporte de carga, segundo o Join Cargo Committee. Para reagir ao problema, as empresas do setor tendem a rastrear não só o veículo, mas também a carga. 

A melhoria nos serviços de logística também desperta grande interesse, pois permite que as empresas avaliem o desempenho dos motoristas no uso dos veículos e máquinas, além de facilitar o planejamento e o controle do trabalho. O acompanhamento pode ser feito em tempo real, contribuindo para ganhos de produtividade e redução de custos operacionais. 

Esses elementos constituem um mercado bastante promissor e com boa viabilidade econômica para quem pretende abrir uma central de rastreamento veicular. Agora, saiba o que você precisa ter para iniciar seu empreendimento nessa área. 

Como montar uma central de rastreamento veicular?

Ao contrário do que se imagina, não há necessidade de uma estrutura enorme e complexa para iniciar os trabalhos na sua própria central de rastreamento veicular. Antes de tudo, você precisará de 3 itens:

  • Endereço fixo;
  • Uma boa conexão de internet;
  • Um bom computador.

Como existe a possibilidade de utilizar um serviço terceirizado de atendimento 24 horas, os custos de abertura são reduzidos em relação a outros modelos de negócio. O próximo passo é conseguir um software de rastreamento que se comunique com os rastreadores e colete todos os dados que poderão ser acessados pelos clientes em tempo real pelo smartphone.

Em seguida, é a vez de adquirir os rastreadores e seus chips de comunicação, sempre prestando muita atenção às suas funcionalidades e especificações. Os rastreadores são equipamentos capazes de enviar dados para a central por meio de uma conexão M2M (Máquina para Máquina), utilizando um chip semelhante ao de um celular.

É importante prezar pela qualidade desses itens para evitar gastos extras com manutenções e reposição de equipamentos com defeito. No caso dos chips, verifique previamente a área de cobertura da operadora para evitar falta de conectividade e áreas de sombra.

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Sempre faça testes com os rastreadores e chips antes de instalá-los nos veículos. É fundamental se certificar de que todas as configurações estão de acordo com as recomendações do fabricante e contar com profissionais preparados para fazer a instalação corretamente

Ainda acha que está complicado demais? Então veja como a Getrak oferece suporte especializado em todo esse processo e facilita ainda mais a abertura da sua central.

Como a Getrak pode ajudar nesse processo?

A Getrak está presente no mercado de rastreamento veicular há mais de 15 anos, atua em seis países e é a maior empresa do segmento na América Latina. No Brasil, são mais de 430 operações de rastreamento e 330 mil veículos rastreados. Ao se tornar um parceiro da Getrak, você terá um software completo de rastreamento que pode ser personalizado com a marca da sua empresa.

Essa plataforma permite que os clientes acessem alertas, dados de telemetria e relatórios com toda a informação coletada pelos rastreadores diretamente de um aplicativo no celular. Além disso, o software de administração fornecido pela Getrak automatiza tarefas como geração de boletos, controle de inadimplência e gestão financeira.

Um diferencial importante é a Maternidade Getrak, uma encubadora formada por consultores altamente qualificados que ajudam o empreendedor iniciante a enfrentar os primeiros desafios da central. Esses profissionais acompanham sua empresa de perto até que ela alcance a marca de 100 veículos rastreados. Mesmo depois disso, você sempre terá equipes de suporte à disposição.

Anteriormente, mencionamos que é possível terceirizar os serviços de atendimento 24h. A Getrak fornece equipes de operadores treinados para conduzir situações de sinistro e esclarecer dúvidas de seus clientes quanto ao uso da plataforma de rastreamento.

Os parceiros Getrak ainda contam com condições de pagamento especiais na compra de rastreadores homologados e toda a orientação necessária para obter chips, definir operadora e plano de dados e configurar tudo corretamente antes da instalação no veículo.

Qual é o investimento necessário?

O investimento inicial refere-se ao capital necessário para que um negócio se mantenha até ser autossustentável. Ele é composto por:

  • Investimento fixo: inclui o dinheiro gasto com móveis, equipamentos e instalações da empresa;
  • Investimento pré-operacional: gastos com pesquisa de mercado e questões burocráticas, como o registro da empresa;
  • Capital de Giro: Dinheiro que sustentará as atividades produtivas da empresa, viabilizando as primeiras compras, pagamento de salários e demais despesas nos primeiros meses de funcionamento.

No caso de uma central de rastreamento veicular, o investimento inicial diz respeito aos custos fixos, que dependem da região em que ela atuará, e à compra de hardware, que varia de acordo com a quantidade. Todos os outros custos acabam diluídos nas despesas mensais. Isso abre a possibilidade de trabalhar com uma boa margem de lucro.

Estima-se que os parceiros da Getrak, utilizando equipamentos e chips de boa qualidade e fazendo a instalação corretamente, obtenham lucro líquido de até 30%.

Tudo o que abordamos aqui demonstra como o investimento em uma central de rastreamento veicular pode ser uma excelente opção para empreendedores iniciantes. Com o auxílio da Getrak, você abre seu negócio com muito mais segurança, obtendo receita recorrente e participando de um mercado com forte expectativa de crescimento no país. 

Quer saber mais? Entre em contato com a Getrak, fale com nossos consultores e descubra como aproveitar o potencial de mercado da sua região com a melhor solução de rastreamento veicular.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação