Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/getrak/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Descubra as 5 principais características de um bom empreendedor

Atualmente, iniciar um negócio não é tão difícil como era há pouco tempo atrás. É possível encontrar excelentes oportunidades no mercado, como abrir uma central de rastreamento veicular, que oferece um empreendimento de receita recorrente. Porém, para garantir o seu sucesso nessa nova etapa, é preciso pensar se possui as características de um empreendedor de sucesso.

Assim, conseguirá fazer o seu negócio prosperar, realizar o seu sonho e ser cada dia mais competitivo no mercado. Para ajudá-lo nessa jornada, vamos listar 10 características de um empreendedor. 

Continue lendo o nosso post e descubra agora quais são os melhores atributos para vencer no empreendedorismo. Confira!

A compreensão do seu perfil para ser um gestor vencedor

Um empreendedor é uma pessoa que tem de tirar o melhor das situações. É preciso saber como fazer as coisas saírem da inércia e não parar até cumprir os objetivos que estabeleceu.

É verdade que nem tudo acontece do dia para a noite. Mas, querer arriscar e sonhar grande é essencial para ser bem-sucedido no mercado. Por isso, faça uma autoavaliação sincera e descubra o que precisa de melhora e o que já tem de bom. Só assim saberá se possui o necessário para alcançar os seus sonhos.

Atualmente, todo empreendedor em busca de crescimento realiza investimento em boas capacitações com as quais consiga exercer aquilo aprendido, se relacionar bem e trabalhar em grupo. O fato é que, bons grupos, precisam de pessoas que estejam à frente para ajudar na divisão de tarefas e ajustar qualquer necessidade.

Essas pessoas são os empresários, fundamentais para o sucesso dos processos e resultados de sua empresa. Contudo, ainda existem muitos que, apesar de estarem nessa posição, não possuem habilidades, competências e condutas de um líder. Por isso, é essencial conhecer melhor seu perfil e investir na qualificação para atingir bons rendimentos.

A ciência das principais características de um empreendedor

Para te ajudar a fazer uma avaliação sincera e descobrir se tem o necessário para abrir um negócio, separamos as 10 principais qualidades de um empreendedor de êxito. Veja cada uma delas, compare-as com o seu perfil e descubra o que é preciso melhorar.

1. Tenha perseverança

Pensar que tudo vem rápido, especialmente quando está começando a empreender, é um erro e pode gerar muita frustração. Isso é totalmente evitável.

Quem começa um negócio (mesmo que já atue na área investida) vai se deparar com vários desafios que só poderão ver vencidos com o passar do tempo.

Vale a pena lembrar que o retorno do dinheiro que investiu também não vai acontecer do dia para a noite, por melhor que seu empreendimento seja. Por isso, é preciso ter perseverança (e muitas vezes resiliência) para chegar onde se espera sem desanimar.

“Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança”, afirmou Steve Jobs. A frase do gênio e empresário da tecnologia define a qualidade de não desistir nos primeiros obstáculos. Tentar mais uma vez e a cada vez estar mais preparado para a tentativa é, literalmente, dar o próximo passo.

2. Seja destemido

Para empreender é preciso assumir o risco. Infelizmente, por mais vantajoso que um negócio aparente ser, não há como ter certeza de que o investimento vai dar certo. Não existe meio de garantir que o produto e/ou serviço seja vendido. Ele precisará lutar para fazer as coisas darem certo e diminuir as incertezas do empreendimento.

A ideia de ganhar mais do que um executivo é atrativa inicialmente, mas esse não deve ser o seu único motivo para abrir uma empresa. As suas responsabilidades também serão maiores. 

Resumidamente, ser empreendedor é um estilo de vida e junto aos benefícios vêm as responsabilidades que você precisa assumir (clientes, funcionários, parceiros e outras). Deverá avaliar o quanto está disposto a se expor aos riscos para ter o ganho desejado.

3. Tenha visão a longo prazo

Começar a empreender pensando em como vai se tornar lucrativo rapidamente pode ser muito frustrante. Como já falamos: as coisas vão levar um tempo para acontecer.

Por isso, antes de empreender avalie se o negócio no qual investiu tem longevidade e dinheiro disponível. Pensar a curto prazo pode fazer com que o empreendedor não tenha retorno no seu empreendimento.

Então, pense a longo prazo, pois esse pensamento vai ajudá-lo a dar longevidade ao seu negócio. Isso significa também que o gestor precisa estar atento à questão tributária e trabalhista. Não ache que vai conseguir burlar a burocracia imposta pelo governo em prol da empresa. 

Sendo assim, o desenvolvimento dessa visão é um dos principais fundamentos do processo de formação de empreendedores. É impossível saber exatamente o que vai acontecer no futuro, mas é possível se preparar usando diferentes técnicas para desenvolver e ampliar a sua visão de longo prazo.

4. Não tenha “medo” de trabalhar

Como já viu, provavelmente, vai ganhar mais do que um executivo, mas também a demanda de trabalho será maior. O nível das suas responsabilidades será mais elevado. Será necessário dormir e acordar pensando no seu negócio.

Descobrir como pode faturar mais, quais serão as medidas necessárias para diminuir os seus custos e como vai conseguir novos colaboradores e parceiros são exemplos de situações que vão precisar sempre estar presente na sua mente. 

Empreender é um caminho árduo, vai exigir muito trabalho. Tem muitas vantagens, mas vai ocupar as suas atividades de uma forma diferente da que outro trabalho ocupava, será preciso estar mais presente.

5. Seja uma pessoa que conquiste outras

Alcançar os seus objetivos sozinho é uma missão impossível. Pode ser que para iniciar o seu negócio talvez não sejam necessárias mais pessoas envolvidas. Mas, logo você terá de lidar com clientes, só essa atividade já exige que o empreendedor tenha carisma e saiba como tratar as pessoas.

Essa necessidade vai aumentar na medida em que o empreendimento for crescendo. Você vai precisar conquistar as pessoas que podem ajudá-lo nessa empreitada e trabalhar com o mesmo objetivo.

Além de contar com bons profissionais, será necessário expandir o seu networking e encontrar bons parceiros. Fazer essa etapa de forma correta é o que vai determinar o seu sucesso no mercado. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem bons parceiros.

6. Tenha iniciativa

Para tirar o seu negócio do papel, não basta ter uma excelente ideia e capital para investir. É necessário iniciativa e muita coragem, afinal apostar todas as suas fichas em um único projeto não é nada fácil.

Por isso, é comum que um empresário de sucesso procure sempre prever situações, estar atento às novas tendências do mercado e, principalmente, criar as suas próprias oportunidades. Dessa forma, ele terá uma visão mais abrangente do mercado, sabendo a hora certa de arriscar.

É válido destacar que o risco é inerente ao mundo dos negócios. Expor-se faz parte do jogo de empreender. Portanto, iniciativa é uma característica fundamental para um empresário de sucesso. Mas não se esqueça de sempre estar bem-informado, uma vez que a falta de informação o levará a correr ameaças que poderiam ser evitados.

7. Tenha capacidade de planejamento

As vezes não saber ao certo qual caminho deve seguir para chegar ao objetivo é comum, defrontar-se com mais de uma alternativa e acabar não sabendo qual escolher, diversas vezes pode anular as opções. Entretanto, é preciso saber onde será o ponto-alvo.

Estabelecer qual o seu objetivo é essencial, pois quem executa e não sabe aonde deseja chegar, anda em círculos. O gestor deve conhecer muito bem qual é a sua meta e se programar para atingi-la, não importa quantos sacrifícios precise fazer para alcançá-la.

A partir do momento que se consegue enxergar um propósito para aquilo que está fazendo, o empreendedor terá sucesso. Pois, assim, ele determina as metas que sejam claras para a empresa, tanto em curto como em longo prazo.

E com um passo estabelecido será possível acompanhar se o objetivo está sendo cumprido, e caso não esteja, saber o que precisará mudar na estratégia. Entretanto, se o empresário não conhece onde quer chegar, nunca saberá se o caminho está certo.

Dessa forma, ter planos de ação na teoria e mensurados na prática, revistos constantemente para alcançar os objetivos traçados é que define o planejamento como fator essencial para quem deseja empreender. Enxergar não só o bosque, mas também cada árvore que o compõe significa se munir de informações para se planejar em áreas distintas, como nos Recursos Humanos, no financeiro e no setor de materiais.

8. Tenha uma rede de contatos

Empreender é um exercício constante de cooperação e de construção de redes, ninguém faz isso sozinho, a começar pelos clientes; não existe negócio sem eles, também não há um projeto sem os fornecedores, colaboradores, parceiros, investidores, etc.

O empreendedor deve lembrar que sua a rede de contatos é um dos pilares mais importantes do negócio, inclusive mais até que o próprio dinheiro, pois ter essa interação com as pessoas dará apoio nos tempos bons e nos períodos nem tão agradáveis, isso é uma garantia de que teu negócio irá prosperar independentemente das circunstâncias.

Quando é cultivado um bom relacionamento com clientes e fornecedores, por exemplo, se consegue algo muito difícil, que é a fidelização, e, mais, tem-se uma opinião sincera e verdadeira daqueles que trazem o olhar de fora para dentro do seu negócio, ajudando a melhorá-lo a cada dia.

No momento que é criado um bom relacionamento com outros empreendedores de outras áreas, ou até do mesmo ramo, conquista-se parceiros, pessoas que podem trocar experiências e mostrar caminhos não imaginados antes.

9. Seja autoconfiante

A autoconfiança é uma característica muito importante para todo e qualquer empreendedor e pode ser um grande diferencial na conduta de um empresário — ela se desenvolve com exercício e treino.

Pense em um jogador de basquete: ele precisa treinar lances e aperfeiçoar técnicas. Para isso, investe tempo para ter excelência e conquistar vitórias. A autoconfiança se adquire cada vez que uma pessoa reconhece um acerto, um aprendizado.

O triunfo de grande parte dos empreendedores tem sua fonte justamente no desenvolvimento da autoconfiança, independentemente da sua experiência de mercado. A falta dessa habilidade pode se manifestar em sentimentos de incapacidade, impotência e dúvidas paralisantes sobre si mesmo.

Aquele que não tem confiança em si próprio sente muita complexidade para encarar os obstáculos, e cada dificuldade ocorrida confirma uma sensação de incompetência, trazendo muito sofrimento.

10. Corra riscos calculados

O empreendedor sabe correr riscos. Ele se lança em novos projetos e não tem medo de investir seu dinheiro nas oportunidades que lhe aparecem. Porém, tudo é feito de forma calculada.

Um verdadeiro empreendedor faz pesquisas de mercado, estuda de forma minuciosa os procedimentos necessários para implantação do possível negócio e mede detalhadamente todos os prós e contras.

Ele só vai investir se essa balança apontar índices vantajosos e seguros. O importante é ter tudo bem planejado e conseguir trabalhar com uma margem bastante curta para a possibilidade de insucesso.

A continuidade do aprimoramento

Depois der ler as características de um empreendedor de sucesso, você ficou desanimado? Pensa que tem apenas uma ou outra dessas habilidades citadas? Se esse for o seu caso, não se preocupe! A maioria das pessoas que consegue alavancar um negócio começa a carreira dessa mesma maneira.

Com o passar do tempo, os indivíduos desenvolvem todas elas, ou seja, não foi algo que nasceu junto deles. Para chegar nesse resultado precisaram se aperfeiçoar e fazer treinamentos.

Alguns necessitam procurar pela ajuda de profissionais, como coaching, para desenvolver as características devidas. Por isso, não deixe que a demanda para desenvolver novas habilidades o desanime de alcançar os seus sonhos.

Ficou claro que para ser bem-sucedido no mercado, é necessário se aprimorar e desenvolver as características de um empreendedor de sucesso, não é mesmo?

Em resumo, descobrir os seus pontos fortes e fracos é o primeiro passo para alcançar os seus objetivos. Use as qualidades que mencionamos para fazer uma autoavaliação e ser bem-sucedido ao iniciar o seu negócio. O empreendedorismo é um atributo fundamental para um bom empresário. Ele alavanca o negócio, levando-o a crescer e se evidenciar no mercado.

Gostou do post? Aproveite e entre em contato conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas!

 
Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Navegação