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Empreendedor de sucesso: como captar clientes em novos negócios?

Não é novidade para ninguém que atrair clientes é importante para qualquer negócio. Isso vale, especialmente, para os que estão iniciando a sua jornada no mercado e têm um orçamento pequeno para investir em campanhas de marketing.

No entanto, captar clientes em novos negócios não deve ser um bicho de sete cabeças. Afinal, pode ser feito sem altos investimentos e pode ajudá-lo a superar desafios, como falta de conhecimento do seu público-alvo e insegurança em atender prospectivos consumidores.

Ficou interessado no assunto? Quer saber como vencer os desafios ao captar clientes em novos negócios? Continue lendo o nosso post e confira as dicas que separamos! Você não vai se arrepender!

Defina qual o perfil do cliente

É preciso fazer uma pesquisa no mercado e saber quem realmente vai demonstrar interesse pelos seus produtos e/ou serviços oferecidos. Tentar atrair todo mundo é um erro e pode prejudicá-lo na captação do cliente que realmente faria negócios com o seu novo empreendimento.

Então, saiba se a maior procura por esses serviços acontecerá por parte de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, conheça as características do público. Procure sempre pensar se:

  • o preço está condizendo com o que o cliente pode pagar, de modo que não seja muito alto e nem baixo a ponto de você não ter lucro;
  • o seu prazo de entrega atende a necessidade do consumidor sem criar um caos dentro da sua empresa;
  • o produto ou o serviço oferecidos realmente solucionam o problema do seu público-alvo;
  • o atendimento oferecido, as inovações empregadas e, até mesmo, a estrutura da sua empresa são capazes de satisfazer o consumidor.

Capacite os vendedores

Um ponto bem importante para captar os clientes em novos negócios é pensar na qualidade do atendimento que o responsável pelas vendas oferece. Todas as pessoas têm problemas pessoais e enfrentam situações difíceis em seu dia a dia, porém, isso não significa que essas emoções devem ser transparentes. Um prospectivo consumidor deve ser bem atendido independentemente das circunstâncias.

Além dessa boa maneira, é essencial que o funcionário de vendas entenda um pouco do negócio que pretende oferecer. Falar com uma pessoa que não entende as dores do cliente ou não passa credibilidade ao que está vendendo vai diminuir as chances de ele fazer negócios com a sua empresa. Então, nesse caso, a chave para o sucesso é ter vendedores capacitados. Tanto nas relações humanas como na parte técnica do seu negócio.

Ainda é preciso lembrar que a parte de vendas também inclui o contato que é mantido com o consumidor após a solicitação do serviço. Ele precisa ser bem atendido e, sempre que procurar uma informação, ter uma resposta rápida. Isso garantirá que ele feche novos negócios com você.

Invista em marketing digital

O marketing digital representa o conjunto das ações que sua empresa tomará para se tornar conhecida na Internet. Essa ação pode se dar de diversas formas, como pela criação de um blog que ofereça conteúdo atrativo para o seu público-alvo, pela participação ativa nas redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, pela elaboração de um site atrativo e, até mesmo, pela inserção de anúncios patrocinados no Google.

Lembre-se de que vivemos em uma época em que a maioria das pessoas, quando têm alguma dúvida ou precisam de um serviço, pesquisa em sites de buscas. Por isso, é importante marcar presença no ambiente virtual para ter bons resultados off-line.

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Crie métodos de indicação

Por mais que duas empresas sejam concorrentes, isso não significa que as pessoas envolvidas no dia a dia das organizações não conversam sobre os serviços que encontraram.

Se isso acontece no ambiente corporativo, acontece ainda mais na vida pessoal de cada um. Por isso, pode ser muito vantajoso criar métodos de indicações para captar clientes em novos negócios. É possível, por exemplo, oferecer um bônus, caso haja um fechamento de negócio com o indivíduo indicado.

Vale a pena lembrar que, nas redes sociais, há espaço para as pessoas comentarem como foi a experiência com a sua marca. Isso também serve de indicação. Esteja preparado para lidar com comentários negativos. A forma de encará-los diz muito sobre a sua marca para quem está procurando os seus serviços.

Procure clientes antigos de outras empresas

Você, provavelmente, desenvolveu um bom relacionamento com os clientes com os quais trabalhou em empregos anteriores. Os seus funcionários também devem ter passado por essa experiência. Por isso, vale a pena pensar se o seu novo empreendimento pode solucionar algum problema desse consumidor antigo.

Fazer esse contato pode facilitar muito as suas vendas. Afinal, o cliente já o conhece, sabe a qualidade que você costuma oferecer e terá mais confiança ao procurar pelos seus serviços.

Lembre-se de que o “não” você já tem antes mesmo de oferecer os seus produtos e/ou serviços. No entanto, por mostrar que está presente no mercado e que pode resolver um problema, é possível mudar isso e captar esse consumidor para o seu empreendimento.

Demonstre empatia

Outro elemento muito importante para ser bem-sucedido nas vendas é a capacidade de demonstrar empatia, ou seja, colocar-se no lugar da pessoa para quem quer vender e procurar entender as dores dela. Essa habilidade vai evitar que você fique insensível e indiferente às solicitações do cliente. Você demonstrará que a opinião e a satisfação dele importam para a sua empresa.

Ainda é preciso lembrar de demonstrar essa característica no seu atendimento pós-venda. Nesse momento, surgirão alguns desafios que exigirão de você a compreensão sobre a reclamação feita e uma ação imediata para resolver os problemas.

Ao seguir as dicas que mostramos para captar clientes em novos negócios, você conseguirá manter a competitividade no mercado. Vale a pena ressaltar, ainda, a importância de contar com parceiros de confiança que podem ajudá-lo a iniciar o empreendimento com uma maior credibilidade. Ao fazer isso, com certeza, você vai conseguir aumentar gradativamente a sua carteira e ser bem-sucedido nessa nova jornada.

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