Entenda porque o mercado de ativos monitorados está crescendo

Atualmente, existem diversos motivos que levam uma pessoa a iniciar um empreendimento. Há quem queira aumentar a renda e ter mais liberdade, enquanto há quem almeje não ter mais patrão e ser proprietário de um negócio. Para muitos, empreender é um sonho de vida.

Independentemente dos motivos que levam uma pessoa a iniciar um empreendimento, é preciso tomar alguns cuidados na hora de decidir em que investir. Uma das coisas que devem ser feitas é compreender todos os aspectos do segmento de mercado em que se deseja entrar.

Para ajudar você nessa jornada, vamos falar sobre os ativos monitorados e as vantagens desse mercado. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o nosso post!

Entenda o que são ativos monitorados

A palavra ativo monitorado se refere a um sistema ou serviço que será acompanhado de perto dentro de uma empresa com o objetivo de evitar erros e roubos que possam comprometer as operações do negócio.

Os ativos que serão monitorados podem ser qualquer bem durável. Alguns exemplos são:

  • automóveis;
  • geladeiras da Ambev;
  • geradores de usinas;
  • baterias de antenas de telefonia móvel;
  • contêineres.

Para entender um pouco melhor do que se trata esse assunto, pense nas transportadoras e/ou pessoas que se preocupam com a segurança dos seus veículos. Para resolver essa questão, elas costumam investir em ativos monitorados, ou seja, investem no rastreamento veicular.

Desse modo, o cliente de uma central de rastreamento — a empresa responsável pelo monitoramento do ativos — pode:

  • aumentar a segurança e a possibilidade de recuperação do veículo em caso de roubo;
  • acompanhar a localização do veículo em tempo real;
  • controlar o consumo de combustível e planejar quando os abastecimentos serão feitos;
  • avaliar o desempenho do motorista.

Veja como está esse mercado

O mercado de monitoramento de ativos está aquecido. Isso acontece porque a insegurança das pessoas aumenta a cada dia. Quer um exemplo disso?

Uma reportagem publicada no Estadão em maio de 2018 mostrou que o roubo de cargas no Brasil gerou um prejuízo de mais de R$ 1,5 bilhão. A matéria ainda afirma que essas operações criminosas cresceram 49% nos anos de 2014 a 2017.

Para driblar essa situação, as pessoas procuram alternativas que sejam acessíveis e que possam ajudá-las a diminuir as chances de ter um alto prejuízo financeiro em caso de roubo.

Saiba o que esperar dos próximos anos

Como você já viu, o mercado de ativos monitorados está aquecido, mas será que isso vai continuar nos próximos anos? A tendência é que esse ramo ganhe cada vez mais força, espaço e popularidade.

Tudo isso porque a necessidade de melhorar a segurança vai permanecer como está hoje, ou até mesmo aumentar. Além disso, as tecnologias estão sendo aprimoradas a cada dia. Isso abre uma oportunidade para que você ofereça uma solução mais completa ao seu cliente e, consequentemente, mais atrativa.

Algumas das práticas que podem ser esperadas nessa área são:

  • uso de novas tecnologias;
  • diminuição do número de roubos;
  • diminuição nas taxas de erros.

Conheça as vantagens do mercado de ativos monitorados

Até aqui, você já pôde entender o que são ativos monitorados, como está esse mercado e o que você deve esperar para os próximos anos nesse segmento. Mas será que existem outros motivos para investir? Com certeza!

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert

Para ajudá-lo a compreender como pode ser lucrativo investir em ativos monitorados, separamos algumas vantagens incríveis desse ramo. Quer saber quais são? Continue acompanhando!

Público-alvo

O público-alvo de um empreendimento diz respeito ao perfil de pessoas que se interessam em comprar seus produtos ou serviços. A procura por ativos monitorados inclui grandes grupos de pessoas e com interesses variados. Não é preciso limitar o seu ramo de atuação.

No caso do rastreamento veicular, ele pode ser dividido em pelo menos dois grandes grupos formados por:

  1. pessoas que buscam serviços de segurança, ou seja, que diminuam as chances de roubos na sua operação;
  2. pessoas que procuram apoio logístico, reduzindo os custos e aumentando o lucro, a qualidade do serviço e a satisfação de seus clientes.

Como você pode perceber, o perfil de pessoas que procuram esse tipo de solução no mercado não é pequeno. Isso torna o seu público-alvo amplo e aumenta as chances de que seu negócio no mercado de monitoramento de ativos seja muito lucrativo.

Estrutura

A estrutura necessária para investir em ativos monitorados não precisa ser muito complexa. Veja alguns itens que são necessários, ainda usando o exemplo de uma operação de rastreamento veicular:

  1. um endereço fixo;
  2. um bom computador;
  3. uma internet de qualidade.

Independentemente do seu ramo de atuação, pode ser vantajoso contratar uma empresa para auxiliar você em todo esse processo. Por utilizar um software de qualidade, você poderá oferecer um atendimento ao cliente de excelência desde o início.

Como a estrutura necessária para iniciar é simples, você não precisa investir um valor muito alto para empreender e ter um bom retorno financeiro.

Receita recorrente

Ao investir em monitoramento de ativos, você pode ter uma receita recorrente. Essa é uma das principais vantagens de investir nesse ramo do mercado.

Afinal, você desenvolverá um sistema facilitado de adesão aos seus serviços. Os pagamentos dos seus clientes são feitos mensalmente, assim, não é preciso ficar preocupado demais caso não haja vendas significativas em um determinado período, já que você sabe qual valor vai receber por mês.

Ter um negócio com receita recorrente aumenta as suas possibilidades de ter um planejamento estratégico e o ajuda a superar os momentos de instabilidade sem grandes dificuldades.

Esse modelo de empreendimento se tornou bastante comum e aceito pelas pessoas — exemplos marcantes de empresas que têm negócios com receita recorrente são a Netflix e o Spotify.

Fica claro que o mercado de ativos monitorados está crescendo cada dia mais. Iniciar um empreendimento nesse ramo é vantajoso e o ajudará a alcançar mais liberdade e independência financeira, além de possibilitar a realização do seu sonho de ter um negócio próprio.

Na hora de investir, lembre-se de sempre procurar uma empresa parceira e que possa oferecer uma solução completa para você.

Gostou de saber por que o mercado de ativos monitorados está crescendo? Quer começar a investir nesse setor? Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"