Você sabe o que é área de sombra? Entenda como lidar com esse problema!

Para quem trabalha ou já trabalhou com rastreamento veicular, possivelmente já deve ter se deparado com uma área de sombra. Os profissionais precisam aprender a lidar com esse problema e encontrar alternativas seguras para manter o monitoramento, inclusive nessas regiões.

Se você está pensando em investir em rastreamento veicular para começar seu próprio negócio na área e quer aprender um pouco mais sobre os desafios do tema, continue a leitura e entenda o que é, como acontece e como lidar com a área de sombra, durante um trajeto.

O que é área de sombra?

As áreas de sombra são caracterizadas por regiões onde não há sinal de coberturas 2G ou 3G, o que pode dificultar ou impossibilitar o monitoramento dos veículos em determinadas áreas do percurso. Se você trabalha com rastreamento veicular, por exemplo, pode ser que já tenha enfrentado uma situação semelhante, onde o veículo perde contato com o software, por passar por uma região onde não há nenhum sinal que permita essa conexão.

Isso pode representar um problema, porque, quando os registros param de ser gravados por um período de tempo, é possível que acidentes, furtos e roubos aconteçam sem o monitoramento que estava sendo feito previamente. Apesar de isso ser comum, é necessário que os responsáveis pelo monitoramento sejam capazes de encontrar alternativas para driblar o problema, utilizando o sistema mosaico, por exemplo, para resolver essa situação.

A sugestão é de, sempre que possível, evitar essas regiões. No entanto, sabemos que existem situações onde não há outro caminho, e enfrentar a área de sombra é uma necessidade. Para isso, é imprescindível usar a tecnologia e aproveitar as melhores soluções do mercado para atuar com precisão, garantindo a segurança para seus clientes.

Como lidar com a área de sombra?

Uma das formas mais eficientes para lidar com esse problema é através do uso da tecnologia. Existem sistemas que permitem o registro de toda a movimentação do veículo, mesmo em regiões onde não há sinal 2G ou 3G. 

Nessa alternativa, os registros ficam armazenados no banco de dados, permitindo consulta posterior. Além disso, eles são repassados para as empresas de monitoramento no momento em que a conexão é retomada, garantindo que nenhuma informação seja perdida.

Essa alternativa é válida, não só nas áreas de sombra, mas em todo o processo. Ao usar um mecanismo capaz de registrar a movimentação do veículo, mesmo sem sinal, é possível garantir que, ainda que haja algum problema na ferramenta que conecta o veículo à central, os registros permanecerão salvos para consulta posterior, e serão disponibilizados assim que a conexão com a internet voltar.

Ter essas informações permite atuar, de forma efetiva, no dia a dia da empresa. Em caso de roubo, por exemplo, é possível comunicar à polícia, com mais precisão, todo o trajeto realizado, aumentando as chances de resolução do problema e a recuperação da carga.

O que causa a área de sombra?

A área de sombra é causada por diversas situações. Dentre as alternativas mais comuns, temos:

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de monitoramento veicularPowered by Rock Convert
  • bloqueadores, comumente utilizados em grandes construções, como prédios e shoppings, atuando na barreira de sinal;
  • locais fechados, como galpões;
  • áreas remotas em rodovias ou em pequenas cidades no interior;
  • regiões onde há muitas montanhas;
  • locais que possuem poucas antenas responsáveis por distribuir os sinais 2G e 3G;
  • etc.

Apesar de não serem regiões muito amplas, são muito numerosas e bastante comuns no território brasileiro. Por isso, qualquer pessoa que se dispõe a trabalhar com rastreamento e monitoramento veicular precisa se precaver e entender o que causa, quais são as possíveis regiões e, claro, criar um plano de ação para evitar que os registros desses percursos se percam.

As causas da área de sombra podem variar, mas elas não são de responsabilidade das empresas de monitoramento ou dos motoristas dos veículos. Elas acontecem devido a fatores externos, o que exige que os profissionais que atuam no rastreamento consigam desenvolver alternativas eficientes para driblar cada uma delas.

Como evitar ter problemas com a área de sombra?

Felizmente, ao longo dos anos, a tecnologia avançou de tal maneira que hoje existem ferramentas capazes de auxiliar na verificação das áreas de sombra durante todo o trajeto. Se você estiver traçando uma rota, por exemplo, é possível identificar em quais momentos desse percurso o responsável pelo transporte passará por uma área de sombra.

Isso ajuda a, ou encontrar um novo caminho mais seguro e com menos áreas de sombra, ou identificar o motivo da área de sombra e usar a tecnologia adequada para resolver o problema.

Sistema mosaico

O Sistema Mosaico da Anatel é uma boa plataforma, bem acessível, mas não é única, também podem ser utilizados os mapas de calor das próprias operadoras ou aplicativo da Anatel que podem atuar diretamente nesse problema. Uma das funcionalidades disponíveis na ferramenta é de apresentar, por meio de uma consulta de sinal, quais são as regiões com maior ou menor intensidade de transmissão de redes 2G, 3G e 4G, em um mapa interativo. 

Isso permite que as empresas se preparem para esses percursos e saibam exatamente onde está o problema e quais são os trechos com menor cobertura. Será possível também realizar pesquisas sobre padrões em roubo de carga nas regiões, para identificar se existem grandes riscos nesse caminho ou se apenas uma ferramenta de registro pode ser suficiente para lidar com a situação.

Os desafios do rastreamento veicular são vários, e a área de sombra é um deles. Para quem atua nesse segmento e quer melhorar sua performance, é de extrema importância enxergar a tecnologia como sendo uma aliada, e usar todos os recursos existentes para aumentar a segurança e a eficiência do trabalho que está sendo prestado.

Hoje, felizmente, com o avanço da tecnologia e das soluções digitais, existem diversos tipos de ferramentas disponíveis no mercado que atuam diretamente no monitoramento dos veículos, permitindo que empresários da área dos mais diversos portes consigam oferecer um serviço de qualidade para seus clientes.

Sempre que possível, evite as áreas de sombra e estimule percursos por regiões com melhor conexão. Mas, quando não for possível, certifique-se de que todas as medidas de segurança e melhores práticas estão sendo executadas, durante todo o percurso.

Para aprender mais sobre o assunto e encontrar a melhor alternativa em rastreamento veicular, sugerimos a leitura do artigo sobre gestão de conectividade relacionada ao funcionamento do software da Getrak.

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"