Quais os aprendizados da Getrak na quarentena? Descubra aqui!

Devido à pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas se isolaram em quarentena, o que criou vários desafios emocionais e econômicos a todos, nesse momento tão delicado. Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre os aprendizados da Getrak na quarentena!

No ambiente empresarial os desafio não foram ser diferentes!

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que fala sobre os “Desafios da covid-19 para a comunicação organizacional”, aponta que um dos maiores desafios neste cenário é manter o engajamento e produtividade entre os seus colaboradores (55%).

Além disso, outros aspectos apontados foram a proteção da saúde financeira (45%) e a flexibilização de se adaptar ao novo cenário com estratégias mais ágeis e eficazes (45%).

Entretanto, em meio a tantos contratempos, a Getrak segue em crescimento, inovando as suas soluções e aumentando o seu time de colaboradores.

Por isso, separamos abaixo alguns dos mais valiosos aprendizados da empresa na quarentena, em entrevista com Silvino Moreira, analista de marketing da organização, para inspirar você no seu negócio!

Quais os desafios trazidos pela quarentena?

A saúde mental e financeira da população foi colocada em cheque durante a pandemia.

Uma pesquisa feita pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), realizada com mais de 1.400 pessoas em 23 estados, mostra que casos de depressão, praticamente, dobraram entre os brasileiros. Enquanto isso, os episódios de ansiedade e estresse também tiveram um crescimento de 80%, durante o isolamento.

Esse efeito advém de vários fatores, que vão desde o próprio distanciamento social, o que fez com que muitos deixassem de realizar coisas que gostavam, como frequentar parques, bares, festas, casas de amigos e familiares, como as consequências financeiras da pandemia, que deixou milhares de pessoas desempregadas ou empresas de portas fechadas.

Com isso, muitas empresas tiveram que se reinventar, encontrando novas formas de atuação e prestação de serviços. Para Silvino Moreira, “empreender no Brasil, por si só, já é um grande desafio. Num cenário de pandemia mundial, os estragos são ainda maiores. Pela capilaridade da sua atuação, as empresas do segmento de segurança — seja de serviços de rastreamento e monitoramento, entregas, entre outras atividades —, têm demonstrado fôlego para ajudar a minimizar os impactos da crise.”

Silvino também comenta sobre os processos de trabalho a distância, durante o isolamento: “Diante do atual cenário e das mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo devido à Covid-19, é natural que surjam dúvidas sobre como manter a motivação, os resultados e saúde mental de todos. A liderança tem realizado reuniões semanais para discutir novas ações a serem tomadas. Ao todo, são três encontros virtuais com todos os colaboradores, em que o CEO da empresa atualiza informações do negócio e compartilha expectativas, ansiedades e boas práticas do trabalho remoto”, conta.

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O que a Getrak aprendeu com a quarentena?

Referência internacional em tecnologia big data e infraestrutura para empresas de rastreamento veicular, a Getrak adquiriu aprendizados na quarentena e também precisou se reinventar durante o isolamento.

“A grande maioria dos nossos colaboradores estão em home office. Conseguimos crescer, mesmo no cenário de pandemia, e nossos clientes também vêm se mantendo firmes — o que mostra a solidez do nosso segmento. Desde antes da pandemia, temos alguns encontros denominados Ghack. Neles, acontecem bate-papos on-line com nossos parceiros, os quais falam sobre suas atuações no mercado, além da parceria com a Getrak, ao longo do tempo. O que mais aprendemos durante a quarentena foi o quanto é importante o foco no nosso cliente, bem como a escuta ativa de suas dores e desafios”, afirma Silvino.

 

Como a Getrak pode passar esses aprendizados para seus clientes?

Neste momento, é importante que as empresas também possam aprender com seus consumidores, como aponta Silvino Moreira: “Como temos aprendido muito com nossos clientes, podemos sentir as suas dificuldades e propor soluções, de acordo com a sua realidade. Também temos desenvolvido produtos com base nesses desafios dos nossos clientes.”

Em um cenário muito desafiador, em tempos de crise e violência, a instabilidade aumenta e soluções confiáveis se fazem necessárias. A infraestrutura da Getrak permite essa confiabilidade de um parceiro sólido para seus clientes.

 

Qual o maior desafio na gestão de frotas durante a pandemia?

É um momento de muitas incertezas e a maior parte das empresas está aprendendo a operar nesse novo cenário. O mercado logístico também foi impactado e teve que ficar ainda mais atento ao processo de envio de mercadorias, que passou a ter prazos maiores, devido aos cuidados de saúde necessários com as equipes de operação — principalmente daqueles que estão na linha de frente no transporte.

Segundo o site Reclame Aqui, reclamações de atrasos de entregas de produtos entre março e abril de 2020 cresceram 61%, com mais de 192 mil queixas sobre atraso na entrega de produtos. Assim, ficou nítido que a parte mais vulnerável do e-commerce são os processos de logística.

Com o isolamento tirando as pessoas das ruas, o consumidor passou a comprar mais pela internet, representando um crescimento de 81% no e-commerce. Comprar à distância, no conforto de casa, deve se tornar uma tendência no pós-pandemia, até pelo fato de ainda não haver previsão para a vacina.

“O mercado de rastreamento teve que se adaptar ao aumento da procura por soluções que ofereçam ferramentas para gerenciar atividades a distância, com a eficiência necessária. Isso ajudará na diminuição do número de sinistralidade, roubo e furto da frota que, com o novo cenário econômico, passa a se torna cada vez maior”, conclui Silvino Moreira.

 

Por que contar com a Getrak como parceira?

As tecnologias de rastreio têm muito a agregar, oferecendo muito mais do que comodidade à logística e transporte das empresas. Aos poucos, tudo voltará à normalidade, mas, a tendência para os próximos anos é que a sinergia entre logística e rastreamento seja ainda maior.

O que gestores de ambos os mercados desejam é poder ter todo o controle da mercadoria durante seu percurso de entrega, proporcionando mais segurança confiança ao cliente. Isso o tornará mais do que um consumidor — um defensor da marca.

A Getrak tem 15 anos de atuação no mercado e mais de mil centrais ativas, possuindo uma tríade que compõe todas as necessidades das empresas interessadas em monitoramento e rastreamento.

O mercado de segurança se mostrou sólido em um cenário muito desafiador. Em tempos de crise, a violência e a instabilidade aumentam bastante, e crimes como furtos e roubos podem ocorrer com mais frequência, o que demanda uma solução robusta e confiável.

Unindo isso com os aprendizados da Getrak na quarentena, a infraestrutura da empresa permite essa confiabilidade de um parceiro sólido no mercado.

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