Aprenda agora como atrair clientes com marketing digital e otimizar suas vendas!

Novas estratégias são essenciais para se manter em evidência em um mercado tão competitivo. As redes sociais, além de promover interação entre seus usuários, tem se mostrado uma grande aliada para atingir esse objetivo. Aprender a utilizá-las para mostrar seus produtos ou serviços pode ser a chave para atrair novos clientes e fidelizar os que já fazem parte da sua cartela.

A questão é: como atrair clientes com marketing digital? Como construir uma estratégia consistente e assertiva, em curto, médio e longo prazo? Encontrar bons profissionais que o auxiliem nesse projeto é fundamental para que ele funcione.

Mas, antes disso, é importante esclarecer no que consiste o marketing digital e como ele pode, de fato, ajudar o seu negócio. Vamos lá?

O que é marketing digital?

Apesar de as redes sociais representarem uma boa parte do marketing digital, ele é bem mais abrangente: sua atuação nesse meio se trata de um conjunto de ações de comunicação, utilizadas por uma pessoa ou empresa para promover seus produtos ou serviços, estreitar o relacionamento com seus clientes, atrair novos e se posicionar, fortalecendo a marca na internet.

Assim como as utilidades descritas acima, para implementar uma boa estratégia de marketing digital, é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é identificar quem é seu cliente — o público que deseja alcançar. No marketing digital, essa identificação se chama persona.

Se você tiver uma empresa de monitoramento, por exemplo, quais características compõem o seu cliente ideal? Quais são seus hábitos? A persona reúne essas respostas e é a base do que vem a seguir, pois, por meio dela, é possível elaborar e executar ideias mais personalizadas.

Como atrair clientes com marketing digital?

Antes de pensar na estratégia, é preciso definir qual objetivo se espera alcançar. Você quer mais clientes? Quer converter novamente os inativos? Quer fortalecer os que já foram fidelizados? Se sua resposta for “todas as alternativas”, não tem problema. Isso vai exigir mais trabalho e mais investimento, mas os resultados tendem a ser proporcionais ao que é pedido.

Conheça, a seguir, alguns métodos de trabalhar o marketing digital e, com ele, obter mais vendas para sua empresa.

Marketing de relacionamento

Serviços de todos os tipos são comuns, bem como produtos das mais variadas marcas e preços. O que pode fidelizar o cliente? O preço? O atendimento? Uma empresa deve reunir várias dessas características ou um grande diferencial para se destacar no mercado e conquistar a atenção contínua de seu consumidor.

Uma boa alternativa é trabalhar o marketing de relacionamento, por meio do pós-venda. Algumas empresas ignoram essa etapa, pois, uma vez que o cliente faz a compra, ele é esquecido. Aí é que mora o erro. Um pós-venda bem-feito pode, não apenas fidelizá-lo, mas garantir uma propaganda gratuita — o famoso boca a boca — aos colegas, vizinhos, parentes etc. Uma forma prática de fazê-lo é disponibilizando um cupom de desconto para a próxima compra ou oferecendo outro serviço, por um valor promocional.

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Além disso, invista em atendimento de qualidade, do início ao fim. Todo contato que o cliente tem com a sua empresa deve ser uma ótima experiência. Um atendimento personalizado, gentil, empático e focado no cliente tem tudo para conquistá-lo e fazer do seu negócio um dos favoritos para ele.

E-mail marketing

E-mail marketing não se limita àqueles e-mails cansativos, confusos e que, geralmente, acabam indo para a lixeira. Essa ferramenta deve ser tratada como uma forma de reafirmar o potencial da sua empresa, com conteúdo que agregue e seja visto como útil por quem o recebe.

Além do texto, propor um título atrativo (não precisa ser sensacionalista) e acertar na frequência de envios é uma boa estratégia para conquistar clientes. Lembre-se: o interesse já existe, basta identificar a oportunidade ideal para convertê-lo para sua base.

Redes sociais

Algumas pessoas, ao buscar por um serviço ou empresa, não procuram o site, procuram sua página em uma rede social. Com esse pensamento, prepare as suas para recebê-las. Todos os meios de contato devem estar lá, assim como horário de funcionamento e atendimento. Mas, isso é apenas o básico.

Para se expor de forma estratégica, seu conteúdo deve ser atrativo e de qualidade, sempre pensando em manter sua credibilidade e referência no setor atuante. Nas redes, o engajamento é ainda mais importante e as postagens são essenciais para alcançá-lo. Isso pede um planejamento de marketing e consistência.

E-commerce

Apesar de as redes sociais serem grandes aliadas (quando bem utilizadas), especialmente com as novas gerações, ter um site institucional garante mais confiabilidade a uma marca. Mas, se não for uma página fácil de navegar ou com carregamento rápido, por exemplo, é possível que os potenciais clientes jamais se tornem clientes, de fato.

Por isso, ao contratar a plataforma, pense como cliente. Enumere as características que não abre mão ao acessar qualquer e-commerce. O que chama sua atenção? O que tira a sua paciência? Outro ponto importante: o acesso via mobile é simplificado? Alguns sites são ótimos quando acessados pelo computador, mas, ao abrir a mesma página no celular, os recursos são limitados.

Remarketing

Sabe quando você entra em um site, considera fazer uma compra, mas, por alguma razão, não a concretiza e começa a ver anúncios daquele produto/serviço em toda parte? Essa é uma das táticas da estratégia que se chama remarketing, e ela é bem eficaz, especialmente, por atingir as pessoas certas.

Os anúncios ou e-mails serão vistos por quem já manifestou interesse em realizar aquela compra, portanto, as chances de venda são maiores. E, ainda que não seja alguém interessado, continua sendo uma oportunidade para aquele consumidor conhecer o que você está oferecendo. Em breve, sua necessidade pode mudar e ele vai se lembrar de você. Essa é uma boa vantagem para investir no remarketing.

Conquistar mais visibilidade na internet é fundamental para expandir sua cartela de clientes. O marketing digital tem inúmeros recursos para te ajudar a alcançar esse objetivo. As estratégias certas podem levar seu negócio a outro patamar, mas lembre-se de priorizar a qualidade e a consistência do que será realizado.

Agora que você aprendeu como atrair clientes com marketing digital, que tal descobrir mais estratégias de gestão de negócios?

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