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Análise de mercado: descubra como fazer e quais aspectos considerar

A análise de mercado é um processo importante na hora de montar seu plano de negócios. É por meio dela que você vai conhecer melhor o setor em que pretende investir e conseguirá desenvolver um planejamento realista e eficiente. 

Mas vale ressaltar que não se trata de um processo a ser adotado apenas com o objetivo de executar um bom plano de negócios. É preciso conduzi-lo de forma constante.

Assim, você vai poder ficar sempre atualizado, verificar se as ações tomadas estão dando certo, se preparar para possíveis mudanças mercadológicas e, ainda, identificar as novas oportunidades de seu setor de atuação.

Mas como fazer uma análise de mercado eficiente? Continue lendo nosso artigo para encontrar a resposta a essa e outras perguntas!

Defina o público-alvo da empresa

O público-alvo envolve as pessoas às quais o produto ou serviço de seu negócio atenderá. São esses indivíduos que vão consumir o que sua empresa oferece de melhor e, consequentemente, trarão capital para você.

Então, suprir a necessidade e o desejo de cada um deles é fundamental para seu desenvolvimento no mercado. Procure levantar informações como:

  • gênero;
  • idade,
  • classe social;
  • ocupação.

Assim, fica mais fácil definir um perfil e saber onde será necessário divulgar sua marca. Permita que o cliente o encontre com facilidade diante de um problema que possa ser resolvido pelo seu negócio.

Analise os concorrentes

É verdade que ficar vidrado naquilo que a concorrência faz é prejudicial para seu desenvolvimento no mercado. Afinal, você vai ver tanto o que os outros estão produzindo que se esquecerá de preparar novidades atrativas ao seu consumidor, ficando sempre um passo atrás dos concorrentes.

No entanto, uma análise de mercado completa e eficiente também envolve uma pesquisa (com equilíbrio) sobre aquilo que a concorrência vem desenvolvendo.

Assim, você pode ver seus erros e acertos, passando a oferecer produtos ou serviços de mais qualidade para o público-alvo.

Lembre-se também de investigar o que as marcas concorrentes oferecem. Dessa forma, é possível divulgar de forma aberta e sem medo o seu diferencial no mercado.

Contate bons fornecedores

Um fato que deve ser destacado a quem está começando um empreendimento no mercado é que não se consegue chegar a lugar algum sozinho. Será necessário lidar com as pessoas, sejam clientes ou parceiros de trabalho.

Por isso, é importante verificar quem oferece sua matéria-prima e pode fornecê-la para você sem gerar grandes transtornos. Avalie cuidadosamente:

  • os prazos de entrega;
  • a localização do fornecedor;
  • o custo com frete;
  • as condições de pagamento.

Fazer isso vai permitir tomadas de decisões seguras na hora de comprar os materiais necessários. Lembre-se de que, vez ou outra, essa pesquisa é fundamental para que você conheça as empresas que estão surgindo no mercado e podem ajudá-lo a se desenvolver.

Verifique as projeções do mercado

Para ser bem-sucedido, é preciso acompanhar as projeções feitas, ou seja, as análises de mercado que mostram qual é a tendência do setor em que você atua. Assim, será possível prever os altos ou baixos e estar preparado para enfrentar as diversas situações.

Por meio dessas projeções, também há a chance de identificar como está a colocação da sua empresa, ver o que pode ser oferecido de novo para os clientes e, como consequência, conseguir um melhor posicionamento no mercado.

Use a tecnologia a seu favor

Tomar as atitudes que citamos até agora é muito importante para fazer uma análise de mercado de sucesso. Alguns empreendedores pulam esse processo porque o acham muito trabalhoso e dispendioso (quando se trata de tempo). 

Para resolver esse problema, é preciso conhecer as ferramentas que estão disponíveis e optar pelo uso das que facilitam seu trabalho. Quer conhecer algumas delas? Acompanhe os próximos parágrafos!

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Plataformas de pesquisas

As plataformas de pesquisas são recursos que foram lançados para facilitar a vida do empreendedor. A melhor notícia é que podem ser encontradas no mercado em versões gratuitas e bem completas, próprias para quem está pensando em abrir um negócio próprio.

A partir dessas ferramentas, é possível criar questionários com um número limitado de perguntas e enviá-los a seus contatos. Assim, você terá a oportunidade de fazer uma análise de mercado completa.

Algumas plataformas de pesquisas ainda oferecem modelos prontos de questionários. Isso facilita a vida do empreendedor, que pode fazer uma pesquisa completa mesmo que ainda não saiba o que perguntar a seus clientes.

Analisadores sociais

Entender seu público-alvo, fazer um marketing apropriado e ter uma boa aceitação são fundamentais para crescer no mercado.

Muitas empresas têm apostado nas redes sociais e promovido suas marcas por meio delas, mas é preciso verificar se tudo está caminhando de acordo com o planejado.

Para tanto, são usados os analisadores sociais. Como o próprio nome sugere, eles permitem uma análise de suas páginas nas redes sociais, monitorando seu posicionamento e alcance. Essa ferramenta vai dar a você um relatório completo e mostrará os pontos que requerem melhorias em sua campanha de divulgação.

Coletores de dados

Um coletor de dados nada mais é do que um equipamento portátil, responsável por recolher informações a serem usadas em um sistema específico para fornecer os relatórios necessários mais tarde. Trata-se de uma excelente opção para que uma empresa de fornecimento consiga controlar o uso de seus clientes.

Por meio deles, é possível observar a aceitação de um produto, ver o quanto a clientela está usando o que você oferece e controlar o estoque.

Vale lembrar que demos apenas alguns exemplos de tarefas que um coletor de dados pode executar. Ainda é possível automatizar outras atividades, como a emissão de pedidos e as comandas.

Fazer uma análise de mercado eficiente e conhecer os aspectos que devem ser considerados no processo são partes importantes do desenvolvimento de seu negócio.

Por meio dessa ação, será possível verificar os resultados de suas atitudes, aproveitar novas oportunidades de negócios e preparar-se para situações difíceis. Você estará cada dia mais próximo de alcançar o sucesso desejado.

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