A importância da telemetria para a gestão e monitoramento de frotas

A telemetria é um sistema de monitoramento que possui diversas aplicações, mas sem dúvida as mais usuais estão relacionadas ao setor automobilístico. Desde veículos de aluguéis a carros de Fórmula 1, a telemetria é utilizada para uma avaliação de rotas, rastreamento, desempenho, dirigibilidade e outros parâmetros de medição.

Com isso, um gestor pode traçar planos de rastreamento de frota maximizando, os lucros por meio de estratégias com dados mais confiáveis e com a praticidade de ter tudo na tela do computador.

Através de um computador de bordo, dados são enviados para a central de rastreamento de veículos por meio de uma rede sem fio.* Essa transmissão de informações acontece em tempo real e gera relatórios precisos que ajudam a logística dos veículos, por esse motivo é um sistema tão utilizado por transportadoras que buscam eficiência e otimização dos seus gastos e lucros.

Como a telemetria ajuda no controle e rastreamento veicular

Para maximizar os lucros e controlar os gastos sem afetar a qualidade do serviço, um gestor deve saber com precisão onde deve concentrar seus esforços. Essa estratégia, obviamente, deve ser baseada em números confiáveis e condizentes com a realidade.

Nem todos setores podem contar com essa precisão, mas graças à telemetria, os ramos automobilísticos têm acesso a informações vitais para elaboração de uma boa estratégia e controle de frota.

Trabalhando em conjunto com o sistema de rastreamento por exemplo, a telemetria permite a leitura das rotas que estão sendo feitas, do tempo gasto, e com isso a central de rastreamento veicular ou de operações pode elaborar melhores rotas para poupar tempo, combustível, e otimizar os tempos de entrega de mercadoria – se for o caso.

Funcionalidade dos rastreadores

Os dispositivos remotos (rastreadores) são capazes de fazer leituras sobre diversos aspectos do veículo aliados ao computador de bordo. Com isso é possível prever desgaste de peças com relatórios precisos e fazer manutenções preventivas. Até mesmo os hábitos do motorista podem ser analisados!

As diferenças de velocidades em pistas secas e molhadas, o tempo de acionamento da embreagem, o uso de freadas mais bruscas, o tempo de uso em que o veículo esteve parado, acelerações bruscas, uso de combustível, pressão do óleo entre vários outros relatórios. Tudo isso pode ser vinculado à identificação do motorista, e analisado independentemente ou em conjunto com o restante da frota.

Usufruindo dessas informações, o gestor é capaz de observar o desempenho de toda a frota e também os rendimentos individuais de cada veículo e motorista. Isso torna o trabalho simples, automatizado e intuitivo; além disso todas essas informações são adquiridas em tempo real no computador da central de rastreamento.

Esses relatórios dependem não só do computador de bordo, mas também do veículo – ano e modelo – pois nem todos terão suporte a uma leitura tão precisa.

Redução de custos e segurança

Uma vez que a central de rastreamento veicular possui todos esses dados em tempo real, ela pode garantir uma otimização dos serviços com rapidez. É possível observar se os padrões de dirigibilidade do motorista estão de acordo com as normas da empresa, e ainda controlá-los em tempo real.

Por exemplo, se um condutor estiver em alta velocidade, ou fizer frenagens e acelerações bruscas, a central de rastreamento será imediatamente advertida e poderá entrar em contato com o motorista e conferir se tudo está bem. Junto a isso, desvios de rotas traçadas também podem ser programados, o que garante mais segurança ao veículo e ao profissional que está dirigindo.

Com todo esse controle sobre a correta utilização da mecânica do veículo, otimização de rotas e monitoramento preciso é possível se evitar gastos desnecessários com manutenção, gasto excessivo de combustível e multas por atrasos. São vantagens surpreendentes e indispensáveis a uma boa central de rastreamento, não é mesmo?

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"