Relacionamento com o Cliente: dicas incríveis sobre como melhorar!
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21 de novembro de 2018
Saiba agora como melhorar o relacionamento com o cliente!
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Getrak
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Entre os diversos aspectos relevantes para o sucesso de qualquer negócio, destaca-se a capacidade de se comunicar e valorizar a confiança como pilar fundamental do relacionamento com o cliente. Tanto quanto o preço ou a utilidade de um produto ou serviço, relações transparentes têm uma grande possibilidade de agregar valor ao que você vende.

Nosso objetivo, neste artigo, é apresentar algumas dicas que você pode aplicar para melhorar o relacionamento da sua empresa com as pessoas que confiaram nela. São práticas e estratégias capazes de gerar um senso de cumplicidade entre os consumidores e a sua marca, algo que traz grandes resultados. Confira!

Estude o comportamento do cliente

Conhecer o seu cliente é um dos principais pontos em uma análise de mercado e constitui a base para construir relacionamentos. Levante informações que ajudem a empresa a compreender o perfil de quem consome seus produtos e serviços, como renda, sexo, faixa etária e localização.

Assim, sua capacidade de mapear as necessidades da clientela será maior.

Desenvolva as ações de marketing a partir desse conjunto de informações e procure estar sempre atualizado, pois as demandas mudam rapidamente. Um plano de ação eficaz para o momento atual pode tornar-se obsoleto em um futuro próximo.

Tenha consciência disso e suas campanhas de marketing certamente terão resultados melhores.

Exercite a empatia

Uma parte importante do esforço para conhecer o consumidor está na postura adotada pela equipe de atendimento. Reforce a ideia de empatia e incentive os funcionários a se colocar no lugar do interlocutor.

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Material Rico

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Os feedbacks obtidos por meio de uma conversa aberta e honesta ajudam a identificar problemas recorrentes e abrem possibilidades de melhoria que farão toda a diferença no longo prazo.

A disposição de ouvir o outro é essencial em qualquer aspecto das relações humanas e trata-se de um diferencial capaz de aumentar a satisfação do cliente, mesmo em casos de dificuldade.

Ser participativo e assumir responsabilidades demonstra transparência e o consumidor percebe que há um interesse verdadeiro em resolver eventuais problemas e fornecer produtos ou serviços de alta qualidade.

Personalize o atendimento

Uma das principais tendências em vários segmentos é transmitir ao cliente uma sensação de exclusividade. Personalizar o atendimento significa fazer com que cada consumidor sinta-se especial — e existem muitas maneiras de fazer isso.

A aplicação dos itens mencionados anteriormente faz muita diferença aqui, mas é necessário algo mais para estabelecer a proximidade.

Muitas empresas vêm substituindo as frases prontas e robóticas por um comportamento mais natural, incentivando a espontaneidade. Atitudes simples, como chamar o cliente sempre pelo nome, já contribuem para que ele fique mais confortável e conectado com quem o atende. A ideia é tratar o outro como você gostaria de ser tratado.

Preze pela eficiência

Essa parece ser uma orientação óbvia, mas exige um trabalho contínuo e muito bem planejado. Não basta seguir todos os procedimentos definidos previamente. É preciso procurar incessantemente por métodos de trabalho inovadores e diferenciados, agregando novos conhecimentos e potencializando as melhores características dos profissionais em todos os setores da empresa.

Deve haver sinergia entre as áreas e cada colaborador precisa estar engajado na busca pelo objetivo comum, atuando de forma objetiva e ágil para garantir qualidade nas entregas. Essa mentalidade traz benefícios tanto para a empresa, que poderá reduzir custos, quanto para o cliente, que obterá um bom produto ou serviço por um valor justo.

Ultrapasse as expectativas

Para manter a competitividade, toda empresa deve buscar o desenvolvimento de um diferencial, um conjunto de serviços agregados que surpreenda o cliente e forneça mais do que ele poderia esperar. Há muitas alternativas:

  • formas de pagamento diferenciadas,
  • prazos de garantia,
  • rapidez na solução de problemas e nas entregas,
  • descontos inesperados,
  • entre outras.

Vale a pena, inclusive, explorar o mercado e investigar se o produto que você vende é capaz de atender a finalidades que não estavam no plano original. Isso pode revelar nichos bastante lucrativos e oportunidades de negócio ainda não descobertas por outras empresas.

Readequar seu produto para seguir essas novas necessidades abre a portas para o cross sell e pode aumentar seu lucro.

Amplie os canais de comunicação

É impossível pensar em um bom relacionamento com o cliente sem utilizar adequadamente as diversas ferramentas de comunicação disponibilizadas pela transformação digital.

Além dos tradicionais atendimentos telefônicos, pense na implementação de outros recursos, como os chats online, e-mails, redes sociais e aplicativos.

Hoje é muito raro encontrar alguém que não esteja o tempo todo com um computador, smartphone ou tablet por perto, logo, é fundamental marcar presença nesses meios para oferecer mais comodidade ao cliente.

Aprenda a aplicar os inúmeros recursos da internet para interagir com o público, escolhendo os que combinam melhor com seu modelo de negócio. Articule diferentes meios e técnicas de comunicação para estar sempre perto do consumidor, mas tome cuidado para não exagerar, pois ações abusivas afastam, em vez de aproximar.

Trabalhe pelo sucesso do cliente

A construção de relacionamento com o cliente exige foco no longo prazo. Isso significa que sua empresa não pode simplesmente desaparecer depois de ter efetuado a venda, especialmente em negócios de receita recorrente. É desejável ter uma postura ativa, indo até o comprador para verificar seu nível de satisfação e colocando-se imediatamente à disposição para resolver eventuais problemas.

Uma boa estratégia de pós-venda é aquela que busca garantir o sucesso do cliente, certificando-se de que ele conhece todas as funcionalidades do produto e entendeu como utilizá-las para obter o melhor resultado. Quando essa preocupação é percebida, a tendência é que o engajamento do consumidor aumente, resultando em uma relação mais profunda, como uma parceria.

Ao aplicar os conceitos abordados aqui, as chances de sucesso do seu negócio crescem significativamente. São ideias que ajudam a promover estratégias sólidas de fidelização, aumentando a credibilidade da empresa e ajudando a ganhar uma parcela maior do mercado, além de contar com o apoio dos clientes conquistados para medir o desempenho e propor melhorias constantes.

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