Como criar um planejamento estratégico empresarial
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Empreendedorismo
4 de agosto de 2022
Como montar o plano de negócios para a sua empresa?
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Publicado por
Zyon Alcardi
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O empreendedorismo se faz cada vez mais necessário no Brasil, uma vez que graves crises financeiras estão cada vez mais presentes no cenário nacional. E uma das maneiras de escapar dessas dificuldades financeiras é empreender. Além disso,  é sinônimo de ser o seu próprio chefe, estar livre de rotinas de trabalho extenuantes e ainda receber retorno financeiro através do seu trabalho e esforço. 

No entanto, muitos empreendedores não têm o conhecimento necessário para materializar no papel ótimas ideias e, por isso, vemos muitos negócios e oportunidades se perdendo durante a jornada. Para que isso não ocorra, algumas estratégias são fundamentais: o desenvolvimento de um plano de negócios é uma delas. Em linhas gerais, ele se trata de um documento interno de uma empresa que traça todo o seu planejamento estratégico

Quer aprender a como elaborar o plano de negócios da sua empresa de maneira mais eficiente e estratégica? Nossos especialistas em empreendimento prepararam um texto valioso para você. Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre o plano de negócios com a Getrak.

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento que materializa as ideias da sua empresa de modo escrito a fim de traçar as suas metas empresariais e mapear de que forma elas serão alcançadas, diminuindo os riscos e as incertezas que acometem um novo negócio no mercado. Com o plano de negócios, é possível cometer erros no papel em vez de cometê-los nas ações reais da sua empresa no mercado. 

Para que serve um plano de negócios?

O plano de negócios serve para determinar estratégias e ações que vão fazer com que a sua empresa chegue em um objetivo traçado. Ele guarda em si mesmo excelentes dados obtidos através de análises do mercado e do seu próprio negócio que iremos te explicar em detalhes nos próximos tópicos.

Segundo o SEBRAE, somente a partir de um plano de negócios é possível compreender a validade de uma ideia e construir informações assertivas sobre o que a sua empresa oferece, quais são os possíveis clientes, concorrentes, pontos que estão dando certo e pontos que não estão dando certo dentro dela.

Qual a importância de um plano de negócios para a sua empresa?

Pensando no que falamos acima, o plano de negócios é essencial para gerar insights valiosos que vão posicionar o seu negócio de maneira assertiva no mercado, uma vez que a partir de estratégias bem consolidadas de comunicação a sua marca passará a se diferenciar em relação aos seus concorrentes. 

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Com o plano de negócios, é possível captar e levantar indicadores da sua empresa, como:

  • Qual será o produto ou serviço ofertado pela sua empresa;
  • Qual será o plano de marketing que será utilizado pela organização;
  • Quais serão os processos operacionais da sua empresa;
  • Análises financeiras sobre a viabilidade e continuidade do seu negócio

Como elaborar um plano de negócios para a sua empresa?

Apesar de ser um documento extenso e com muitas informações, não encare o processo de elaboração de um plano de negócios como uma tarefa árdua e complicada, mas sim como algo necessário que dará excelentes frutos para o seu negócio no futuro.

Pensando na jornada de novos empreendedores, elaboramos um passo a passo detalhado sobre como elaborar um plano de negócios para a sua empresa. Confira a seguir dicas valiosas para montar um excelente plano de negócios para a sua corporação:

Defina o seu negócio e os seus diferenciais

O primeiro passo para montar um excelente plano de negócios é definir muito bem o local em que o seu empreendimento está inserido e quais são os diferenciais dele no mercado. 

Para isso, você pode pensar no seu local de atuação, seus produtos e serviços, listando quais características eles apresentam que se diferenciam dos demais e que possam atrair e fidelizar clientes para a sua empresa.

Analise o mercado em que a sua empresa está inserida

Para produzir as melhores soluções para as dores do seu cliente, é preciso antes entender o que está acontecendo no mercado e quais outras soluções já estão disponíveis para essa persona. Assim é possível transformar o seu produto e serviço em uma solução única e individualizada para o seu cliente.

Analisar os cenários em que o seu negócio está inserido é muito importante uma vez que será possível evitar situações prejudiciais para o seu crescimento. Após esse levantamento, é possível tomar medidas estratégicas para contornar essas situações.

Para isso, é possível utilizar a ferramenta de análise SWOT que identifica as forças, as fraquezas, oportunidades e ameaças presentes em seu negócio. 

As forças são o ponto forte da sua empresa, ou seja, o que você faz de melhor dentro dele e consequentemente te destaca no mercado. As fraquezas são pontos que não destacam o seu negócio no mercado, configurando desvantagens competitivas.

As oportunidades, por sua vez, são elementos que não estão na sua agenda de controle empresarial, mas que podem ser usados como brechas para o seu negócio lucrar. Por fim, as ameaças são fatores externos que não estão sob o seu controle e podem produzir aspectos negativos sobre o seu negócio.

planejamento estratégico empresarial

Tenha um plano de marketing estratégico

Para construir um plano de marketing eficiente para a sua empresa, é preciso ter em mente quatro palavras chave: Produto/ Serviço, preço, praça e promoção. O preço definido por você vai impactar e direcionar diretamente como é aplicado promoções e como a sua empresa irá se comunicar com o seu público alvo consumidor. 

Após realizar a análise SWOT da sua empresa e entender o seu público alvo é possível compreender precisamente qual é a dor do cliente e qual é o melhor produto ou serviço que irá solucioná-la. Se você não tem ele em mãos, é viável, dessa forma, aprimorá-lo.

Além disso, após obter os dados socioeconômicos da sua persona e do seu público-alvo, é vantajoso ajustar os melhores preços e ofertas do seu produto para que essas pessoas sejam atraídas por ele.

A praça se refere aos canais de distribuição do seu produto ou serviço. Ao compreender a jornada de compra do seu cliente, é preciso traçar as melhores estratégias de distribuição desse produto ou serviço no mercado.

Por fim, quando falamos de promoção, precisamos entender como o produto ou serviço será divulgado para o seu público, quais serão as mídias utilizadas para a divulgação e se o enfoque da campanha será de forma online ou offline.

Produza um plano operacional eficiente

Para elaborar um plano de negócios eficiente, é necessário listar todos os elementos necessários para que a sua empresa funcione corretamente. 

Saiba precisamente os impactos da localização da sua empresa e da sua estrutura física e calcule a média da capacidade produtiva, do total de funcionários e o atendimento que serão realizados durante o mês.  

Para começar a construir a base do seu plano operacional, você pode utilizar a metodologia do 5W2H.

5W:

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que essa operação deve ser realizada?
  • Where: em que local serão realizadas as operações?
  • When: quando acontecerão as atividades?
  • Who: quais são os profissionais responsáveis por cada operação na empresa?

2H:

  • How: de que forma será realizada a operação da sua empresa?
  • How much: qual será o orçamento necessário para colocar as atividades da empresa em funcionamento?

Após responder esses questionamentos, é preciso revisar o seu plano operacional, buscar os melhores profissionais do mercado para colocá-lo em prática e também elaborar um plano de contingência para que, caso algo não saia como planejado, sua empresa consiga encontrar uma alternativa viável de se restabelecer.

Tenha um plano financeiro prático e saudável

Neste tópico, é preciso ter em mente alguns cálculos básicos sobre as finanças da sua organização. Saiba calcular os custos iniciais, as despesas fixas e variáveis, o capital de giro, o fluxo e as receitas da sua empresa.

Para elaborar um plano financeiro eficiente você precisa ter alguns elementos em mente:

  • Qual é a sua situação atual e, se ela for desfavorável, é preciso mapear suas dívidas, seus credores, taxas de juros e prazos;
  • A visão de que cortar gastos desnecessários é necessária;
  • A necessidade de manter um fluxo de caixa estável, acompanhando sempre as suas variações.
  • Separar as contas financeiras individuais das contas empresariais também é essencial;
  • Em caso de necessidade, não existe em renegociar dívidas pendentes;
  • Procure a ajuda de especialistas em consultoria financeira para te auxiliar nesse processo;
  • Use a tecnologia para aprimorar os processos financeiros da sua empresa.

Revise o seu plano de negócios

Antes de colocar em prática ações organizacionais na sua empresa, revise o seu plano de negócios. Além disso, você pode revisá-lo periodicamente e atualizá-lo conforme as demandas do seu negócio mudarem. 

Planejamento estratégico é fundamental para o sucesso do seu negócio

O planejamento estratégico é essencial para qualquer organização, uma vez que a partir dele, é possível controlar e reduzir o índice de incertezas que podem afligir um negócio.  Trata-se de determinar para qual caminho um negócio seguirá e, quando elaborado de maneira correta, ele é capaz de gerar um plano que abrange toda a gestão empresarial, demonstrando as necessidades que precisam ser delineadas pelo negócio.  

Como o plano de negócios se insere no planejamento estratégico?

A importância de um bom planejamento se dá justamente porque ele é fundamental para definir detalhes internos de uma empresa que impactam diretamente no modo como as pessoas enxergam o empreendimento — entre eles a missão, os valores e a visão do negócio. 

No entanto, o planejamento estratégico não passa de possíveis ideias se não for colocado em prática pela sua empresa através de sua materialização em documentos e é aqui que o plano de negócios entra em jogo.

Conclusão

Como você pode perceber, criar um plano de negócios é uma tarefa fácil, contudo é preciso ter calma, envolver várias pessoas da empresa e coletar o máximo de informações possíveis, para que a tomada de decisão seja a correta.

Após colocar o seu plano de negócios em ação é hora de pensar em estruturar e vender mais. Para isso, temos um ebook que vai te dar dicas de como crescer a sua empresa e aumentar as vendas. Acesse o link do banner abaixo e faça o download desse material. 

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