Imagem - Getrak
Empreendedorismo
7 ideias de negócios próprios que valem a pena o investimento
Publicado por Getrak
19 de junho de 2018

Existem diversas situações que levam as pessoas a pensar em ideias de negócio próprio e, de verdade, colocá-las em prática. Muitas estão procurando ter mais liberdade de tempo e outras desejam ganhar mais dinheiro para fazer o que realmente importa, mas há, ainda, aquelas que se sentem insatisfeitas no ambiente de trabalho ou que querem deixar a rotina diária para alimentar uma paixão, essas não querem se aposentar aos 60 anos (ou mais) e olhar para trás sentindo que desperdiçaram seu tempo.

Identificou-se com alguns desses motivos? Felizmente, agora é mais fácil iniciar um negócio do zero, sem gastar uma fortuna. Para ajudar você nessa jornada, destacamos 14 ideias de negócios variados, que você pode começar até mesmo no conforto da sua casa. A escolha é sua!

Conheça 14 ideias de negócio próprio

O primeiro e mais importante passo que você precisa dar para mudar sua vida para melhor é decidir. E muitas pessoas não estão levando isso a sério: decidem alcançar um objetivo, mas desistem em algum momento.

Nós todos sabemos que o sucesso requer trabalho duro e consistente. Então, que tal conhecer agora ideias de negócios próprios escolhidas especialmente para você. Tome a sua decisão e persista!

1. Central de rastreamento veicular

Diariamente, são roubados muitos veículos e, por isso, tanto pessoas físicas como jurídicas acabam sendo prejudicadas financeiramente. Com o objetivo de reduzir essa perda, cada vez mais pessoas têm procurado meios de encontrar o veículo em caso de furto.

Nesse cenário, pessoas que investem em abrir uma central de rastreamento veicular podem ser bem-sucedidas. Esse é um tipo de empreendimento que não necessita de um alto capital inicial e também é um setor em crescimento, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Sendo assim, ele faz parte das ideias de negócio próprio que valem a pena o investimento. Afinal, você vai poder personalizar o seu atendimento de acordo com o perfil do seu cliente.

Imagem - Getrak
E-book
Guia para escolher o seu software para central de rastreamento

2. Criação e produção de biojoia

Trabalhar a sustentabilidade a partir do uso de matéria-prima obtida da natureza e fazer disso o seu negócio é a ideia chamada de biojoia. O mercado é caraterizado pela criação de adornos feitos de uma combinação, na qual predomina o uso de materiais nobres, como o ouro, pedras preciosas e semipreciosas, e materiais como fibras naturais, sementes, cascas, ossos, madeira e escamas. O produto final confere um alto valor agregado, pois alia arte as peças com matérias-primas naturais, tipicamente brasileiras.

E mais: promove a valorização cultural, porque resgata elementos históricos das diferentes culturas brasileiras, e a sustentabilidade. Algo que está presente nas etapas de produção, de modo que não são utilizados resíduos que possam agredir a natureza. Além disso, ao resgatar valores culturais típicos nas peças, essa criação confere exclusividade e sofisticação a cada produto.

Produzidas por artesãos as peças incluem colares, anéis, brincos etc. O profissional dessa área é chamado “biodesigner”. Ele atua no assessoramento do artesão na busca pelos insumos naturais, para que toda a produção seja feita dentro dos parâmetros de responsabilidade ambiental, além de orientar para os cuidados essenciais, a fim de garantir durabilidade e qualidade.

3. Mercado de drones

O ano passado foi um momento especial para a indústria de drones comerciais. Vimos o seu uso disparar, em especial pela sua tecnologia revolucionária que chegou ao mercado e pelas novas parcerias que se formaram ao longo do caminho.

Esse mercado abrange as tendências de hardware e software e se destaca nos setores como agricultura, construção e imobiliário. Mas os empreendedores devem considerar duas coisas: em primeiro lugar, o desenvolvimento de qualificações e treinamento para um conjunto específico de habilidades e, em segundo lugar, comprar o equipamento necessário para concluir o trabalho de forma eficaz.

O mercado de drones é tecnologicamente inovador e cresce rapidamente. Parte desse crescimento é devido ao fato de que ele abrange vários setores do mercado. Como dito acima, a construção e a agricultura são duas áreas principais para o crescimento.

4. Cervejaria artesanal

Existem muitas cervejarias espalhadas pelo Brasil. Mas, como qualquer negócio, sobreviver em longo prazo pode ser um desafio real, especialmente porque o mercado cresceu muito nos últimos 10 anos.

Para competir, você precisará avaliar cuidadosamente seu mercado e ter uma visão clara do que você tem a oferecer, que outros concorrentes diretos não oferecem. Ainda há espaço no mercado para as empresas que têm produtos de nicho ou menos saturado, mas você terá mais chances de sucesso se conseguir criar uma visão sólida do que deseja oferecer.

Há muito que aprender para se tornar um cervejeiro de sucesso. Por isso, especialistas recomendam passar algum tempo trabalhando em uma cervejaria antes de iniciar seu próprio negócio. Para começar, o trabalho, geralmente, envolve muita limpeza, esterilização e outras tarefas tediosas, mas você aprenderá as rotinas diárias de uma cervejaria movimentada. 

Se você tiver tempo e recursos, programas de treinamento formal também estão disponíveis.

5. Marmitex ou comida congelada

Vivemos em uma época em que o tempo das pessoas é cada vez menor. Por isso, é comum encontrar indivíduos que não conseguem separar períodos para cozinhar todos os dias. Mas isso não significa que eles não queiram buscar por uma opção de refeição saudável.

Junto a essa falta de tempo, cresce a consciência da população de que é importante consumir alimentos de qualidade e que possam oferecer os nutrientes essenciais para manter uma boa saúde. Então, com o objetivo de ajudá-los, você pode oferecer a opção de entregar marmitex na casa do cliente.

Uma ideia é montar diversos pratos de comida congelada, que trazem praticidade para o consumidor final. Isso permite que eles possam consumir alimentos saudáveis e gostosos, de forma rápida e prática.

6. Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios à saúde e podem diminuir as chances de a pessoa apresentar alguma doença. Eles também são alimentos que devem ser consumidos por um grupo específico que já controla alguma doença ou intolerância no organismo.

Para entender um pouco mais, pense em como um celíaco (intolerante ao glúten) deve se alimentar. Com o objetivo de não passar mal, esse público evita o consumo de trigo, cevada, centeio e seus derivados. Para melhor atendê-los, você pode criar receitas de bolos e pães com farinhas diferentes das que são consumidas normalmente.

Essas pessoas, em específico, se sentirão mais atraídas aos seus produtos. Mas eles não serão os únicos: pessoas que querem comer melhor e evitar a possibilidade de algumas inflamações no corpo também podem procurar por suas soluções.

7. Marketing digital

O marketing digital é um conjunto de ações que uma empresa faz na internet com o objetivo de atrair novos clientes, aumentar a sua rede de contatos e desenvolver uma identidade da sua marca. Atualmente, é possível encontrar diversas formas de ganhar dinheiro com isso.

Você pode divulgar produtos em redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter etc.) e criar blogs de qualidade para chamar a atenção do público-alvo.

Esses são apenas exemplos do que pode ser feito nesse sentido. Muitas empresas têm investido nessa estratégia, pagando para outras cuidarem da divulgação da marca que possuem na internet.

Esse é um mercado em crescimento e é uma boa ideia de negócio próprio para quem está procurando algo com o objetivo de aumentar a renda e ter mais flexibilidade de tempo.

8. Dog walker

Dog walker (passeador de cães) é um profissional que leva os bichos de estimação para passear quando os donos não têm tempo. Essa ação é muito importante para que os pets gastem bastante energia, não desenvolvam doenças ligadas ao sedentarismo, como o diabetes, e, ainda, não tenham problemas de comportamento.

Para poder exercer essa profissão, é necessário fazer um curso preparatório. Nele, o profissional vai aprender a lidar com diversas situações que podem acontecer na rua. É importante lembrar que deve ser feito apenas aquilo que é recomendado pelo dono, evitando problemas.

O dog walker também deve conhecer diversas raças de cachorros e como cada uma delas costuma se comportar. Assim, ele já estará preparado para evitar transtornos no dia a dia da profissão.

9. Loja virtual

Uma das ideias de negócio próprio que vem ganhando bastante destaque nos últimos tempos é a criação de lojas virtuais. Ela é bem atrativa porque permite que o dono faça a venda de produtos sem criar um grande estoque e, consequentemente, sem a necessidade de grandes espaços para o armazenamento de mercadorias.

Para isso, é preciso tomar alguns cuidados, como o de selecionar fornecedores de confiança e criar um site para vendas que seja bem estruturado e atrativo para o consumidor.

Também deve ser lembrado que é necessário investir no atendimento que dá ao consumidor final. Afinal, nem sempre será possível competir com preços baixos.

10. Beleza e estética

Outra boa ideia de negócio próprio é o investimento em salões de beleza e estética. As pessoas sempre estão preocupadas com a aparência e, por isso, procuram profissionais capazes de melhorar a sua condição.

Antigamente, esse segmento era quase exclusivo do público feminino. Mas essa história mudou. Hoje, os homens também estão procurando meios de ficar mais apresentáveis e, por isso, buscam por profissionais especializados e que consigam oferecer as soluções que buscam.

11. Vendas de bicicletas, serviço e locação

Considerando os benefícios para a saúde e o meio ambiente, não é de admirar que o ciclismo venha se tornando uma das atividades mais populares ao ar livre.

Qualquer atividade que seja saudável, popular e boa para o meio ambiente é uma boa aposta comercial. Além das bicicletas motorizadas com pedal, as E-bikes se tornaram muito populares. 

E-bikes podem ser pedaladas com ou sem energia elétrica e as vendas devem subir para mais de 40 milhões de unidades até 2023. Pedaleiras normais podem ser convertidas em E-bikes, com um kit que permite a substituição da frente, ou cubo de roda traseira, com um pequeno motor elétrico adicionando uma bateria e cabeamento.

Se o ciclismo é a sua paixão e você quer se tornar um empreendedor, essa pode ser a oportunidade de negócio perfeita para você.

12. Serviços de atendimento ao idoso

Os serviços de atendimento ao idoso continuam sendo uma das melhores oportunidades de negócios. Os dados demográficos desempenham um papel importante e, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016, o Brasil, possuía a quinta maior população idosa do mundo, e, até 2030, esse número passará o de crianças entre zero e 14 anos.

Diante desses dados, o governo deve pensar políticas públicas para atender essa demanda de forma eficaz. O grande problema está na ausência de serviços para esse público.

Infelizmente, embora se espere que eles tenham uma vida mais longa do que as gerações anteriores, de acordo com uma pesquisa da USP, eles vivem mais anos doentes. Muitos idosos sofrem de vários problemas de saúde e/ou mobilidade e estão cada vez mais desconfortáveis ​​ou incapazes de dirigir seus próprios veículos.

Eles também podem achar difícil ou impossível cuidar de tarefas domésticas, como paisagismo, limpeza, preparação de alimentos ou cuidados com seus animais de estimação. Outros viajam bastante e precisam de serviços de casa ou de pet sitting e manutenção de propriedades. Em suma, existe uma riqueza de oportunidades para os empresários que desejam aproveitar a tendência do atendimento ao idoso. 

13. Serviços de massoterapia em casa

Essa oportunidade de negócio em casa combina duas tendências: a demanda insaciável por serviços que fazem as pessoas parecerem e se sentirem mais jovens e melhores e o crescente desejo de ter esses serviços prestados. E porque não? Ter alguém que venha a sua casa para aplicar massagens estéticas ou relaxantes é o auge do luxo.

E essas massagens são apenas alguns dos serviços que você poderia oferecer, existem os cuidados com as unhas, a acupuntura e outros tratamentos que podem ser realizados na sua casa ou na casa do cliente.

14. Consultor de Namoro Online

Você tem jeito com as palavras? Ou você encontrou o seu par certo e quer compartilhar como chegou lá? Saiba que você pode se tornar um wingman e ajudá-los a encontrar o amor, tornando-se um consultor de namoro online.

Mas esse tipo de consultoria vem com um grande nível de responsabilidade, pois você vai orientar a vida amorosa de alguém. As tarefas diárias incluem:

  • atuar como gerente de contas em sites de namoro;
  • escrever perfis;
  • oferecer atualizações por telefone sobre seu status de correspondência.

Como vimos, diversas centenas de ideias de negócio próprio para serem implementadas e, em todos os momentos da vida, temos que tomar decisões que, se forem as mais certas, podem ser impactantes e nos levar ao sucesso.

Procurar por uma necessidade de um público-alvo e encontrar uma solução para o problema é a chave para ser lucrativo no mercado. Tudo começa com sua decisão. Então, o que você quer realizar em sua vida? 

Este conteúdo foi útil para você? Agora que você conheceu ideias de negócio próprio, que tal ampliar seus conhecimentos a partir do conteúdo sobre Os desafios e oportunidades do empreendedorismo em tempos de crise.

Voltar

 

Postagens relacionadas
Imagem - Getrak
Tenha seu próprio negócio e trabalhe de casa!

A pandemia do novo coronavírus acelerou a tendência do home office. Cada vez mais profissionais e ...

Leia mais
Imagem - Getrak
Filmes para empreendedores: 8 indicações para você se inspirar!

Buscando inspiração? O caminho de quem deseja ou já começou a abrir um negócio nem sempre será...

Leia mais
Imagem - Getrak
5 dicas de empreendedorismo para 2019

Não há como fazer o seu negócio dar certo se você não se dedica à criação de um planejament...

Leia mais
Newsletter #MonteSuaCentral

Fique por dentro do mercado de Rastreamento.
Receba os conteúdos do nosso blog exclusivamente.