O que saber para montar uma empresa de rastreamento veicular? - Getrak - Soluções em rastreamento veicular e telemetria avançada
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Rastreamento
19 de setembro de 2022
O que saber para montar uma empresa de rastreamento veicular?
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Getrak
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Você tem o sonho de ter o próprio negócio e sabe que empreender em tecnologia pode ser a fórmula para o sucesso. Mas, qual a sua percepção quando lê essa frase: montar empresa de rastreamento veicular. Ela te assusta? Acha que é difícil, ou então, que é muito caro? Preciso ser saber muito de tecnologia?

Em um primeiro momento essa frase pode assustar e você pode pensar que este mercado não é para você. Porém, montar uma central de rastreamento é bastante simples e existem empresas, como a Getrak, que oferecem toda a infraestrutura necessária para você começar. Ou seja, a sua grande preocupação será ir atrás dos clientes.

Neste conteúdos, vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber para montar uma empresa de monitoramento. Qual é o investimento inicial, quando custa um rastreador, qual o retorno sobre o investimento e qual o primeiro passo a ser dado.

Vamos juntos ficar bem informado sobre como montar uma empresa de monitoramento veicular?

 Montar empresa de rastreamento veicular: qual o investimento inicial?

Começado pelo mais importante, o quanto você terá que investir para montar uma empresa de rastreamento veicular?

Antes de responder esta pergunta, é importante entender que uma empresa de rastreamento veicular trabalha com três eixos: o rastreador, a plataforma de rastreamento e o chip de conectividade. Nesse sentido, para montar uma central de rastreamento você precisar investir nestes três itens.

O custo de um rastreador varia entre R$119,00 e R$550,00 reais, já a instalação fica em torno de R$300,00.  Além disso, será necessário pagar uma mensalidade para a utilização da plataforma, em média R$ 5,00 por cliente e outra para a conectividade, também em uma média de R$5,00 por cliente.

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Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

Para quem deseja empreender neste mercado e abrir uma central de rastreamento, existe a possibilidade de comprar estes equipamentos via comodato, ou seja, a aquisição é feita de forma parcelada e os valores podem ser diluídos na mensalidade cobrada para cliente.

Neste sentido, o preço médio que a central cobra para rastrear o carro do seu cliente varia entre R$49,90 e R$149,90, dependendo da localidade. Com esses dados, estima-se um retorno sobre o investimento de até 30% em dois anos. 

Como montar uma empresa de rastreamento veicular?

Agora que você já sabe o quanto precisará investir e como será feito esse aporte, é hora de entender como funciona esse processo. Veja um pouco sobre o início do negócio!

Pesquisa de mercado e delimitação do público

O primeiro passo para montar uma empresa de monitoramento veicular, assim como qualquer outro negócio, é o entendimento do seu público e da localização ideal para o negócio. Ou seja, é preciso que você verifique se há pessoas interessadas no seu produto e qual o perfil desse grupo.

Busca pelo fornecedor

Para entrar no setor de rastreamento veicular, é preciso encontrar uma empresa para ser a sua parceira. É ela que fornecerá a tecnologia do negócio e dará suporte para que você entenda qual a melhor forma de iniciar e dar continuidade à empresa. Portanto, busque por um fornecedor que ofereça um produto de qualidade e suporte adequado.

Em breve vamos falar um pouco mais sobre como achar o parceiro ideal para a sua central de rastreamento.

Criação da marca

A sua empresa deve ter marca própria. Portanto, após delimitar o público e o local no qual será instalado o negócio e encontrar o fornecedor ideal, crie uma marca que reflita os valores da empresa e a imagem que você quer passar para o mercado.

Capacitação e terceirização

Você não precisa saber programar ou instalar um rastreador veicular para abrir uma empresa de rastreamento veicular. Porém, é importante investir na própria capacitação, de forma a adquirir conhecimentos básicos sobre gestão de empresas e o funcionamento do rastreador. Além disso, é preciso buscar empresas ou profissionais capacitados para terceirizar alguns serviços, como a instalação dos rastreadores.

Diferenciais competitivos

Por fim, antes de abrir a empresa, é importante que você entenda como o seu negócio se diferenciará dos concorrentes. Para criar um diferencial competitivo, você precisa entender a fundo os seus concorrentes.

  • Como eles vendem?
  • O que eles vendem além do rastreamento
  • Existe alguma parceria?
  • Quais são os preços que eles praticam?

Essas são algumas das perguntas que você precisa fazer, pois, ao responde-las, você conseguirá pensar em algo diferente para oferecer para o seu cliente.

Quais as dicas para fazer o seu negócio crescer?

Agora que você já sabe quais são os passos iniciais para montar uma empresa de monitoramento veicular, é hora de entender como fazer o seu negócio crescer ao longo do tempo. Existem algumas boas práticas nesse aspecto que podem abrir o caminho da sua empresa em direção ao sucesso. Descubra agora quais são elas!

Investir em marketing digital

Para garantir que a sua empresa de rastreamento veicular cresça e alcance o sucesso, é essencial que os seus clientes tenham conhecimento sobre o negócio. Ou seja, eles precisam saber que a sua empresa existe e, além disso, que é referência no setor e oferece serviços e produtos de qualidade.

Na era digital, essa informação chega até o público por meio da internet. É aí que o marketing digital entra como um grande aliado. Ele consiste em um conjunto de ações e estratégias para a divulgação da sua marca, produto e serviços utilizando os canais de comunicação online. Ou seja, você utiliza e-mail, blog, redes sociais e outras plataformas online para divulgar os seus serviços.

Porém, isso não significa simplesmente propaganda online. O marketing digital vai além da mera divulgação de produtos e inclui o chamado marketing de conteúdo, que se refere à criação de conteúdos úteis para o seu público, com o intuito de fazer a sua marca ficar conhecida no mercado de rastreamento como referência no assunto, educar os clientes e potenciais clientes e mostrar a importância dos seus produtos.

Portanto, o marketing digital é uma das boas práticas para garantir que a sua empresa fique conhecida e, com isso, cresça ao longo do tempo.

Ter um plano de negócios bem definido

Para ter sucesso e crescer, também é importante que você tenha clareza sobre todos os aspectos relacionados ao funcionamento do seu negócio. Ou seja, você precisa ter uma visão global do negócio e do mercado no qual ele está inserido, de forma a realizar uma gestão eficiente e embasar qualquer tipo de tomada de decisão.

Para isso, é essencial ter um plano de negócios bem definido. Ele consiste em um documento no qual você deve descrever todos os elementos relacionados ao funcionamento do seu negócio. Ele inclui:

  • descrição do seu produto e valor que você entrega para o cliente;
  • estrutura de custos com as despesas básicas para manter o negócio em funcionamento;
  • fornecedores necessários para que os produtos e serviços sejam oferecidos;
  • parcerias importantes;
  • empresas terceirizadas e colaboradores necessários;
  • estrutura de receitas do negócio, ou seja, de onde as receitas vêm e percentual de lucro de cada um dos produtos e serviços;
  • perfil do cliente e características principais;
  • características relacionadas ao mercado, incluindo a situação atual e projeções.

Esse plano de negócios pode ser criado como um documento de texto ou usando diagramas específicos. Esse é o caso do Business Model Canvas, um quadro desenhado para a criação de um modelo de negócios completo, de forma visual e intuitiva.

Conhecer as dores de seu público

Os seus clientes têm demandas e necessidades específicas. Isso significa que existem algumas situações e preocupações que “tiram o sono” dos clientes. Essas são as chamadas dores, ou seja, problemas que a sua empresa pode ajudar o cliente a resolver.

Isso significa que, além de saber que o seu cliente tem interesse no rastreador veicular, é essencial ter consciência dos motivos e problemas que despertam esse interesse nele. O que ele busca solucionar com esse produto? Isso, porque, na hora de se comunicar com o seu público e atraí-lo para o seu negócio, o seu foco deve ser a dor do cliente, e não apenas a sua solução.

Portanto, tenha clareza desses elementos. Isso é possível por meio de uma pesquisa de mercado, por exemplo. Nesse momento, você pode questionar os clientes sobre quais são os seus principais problemas relacionados ao veículo e, a partir dessas informações, entender como o seu produto pode solucioná-los, ou seja, qual o real valor que você pode gerar para essas pessoas.

Ter controle do fluxo de caixa

Além de conhecer e conquistar os clientes, você também precisa investir em uma boa gestão da empresa de rastreamento veicular para crescer constantemente. Entre os diversos processos de gestão que devem ser implementados, o controle financeiro, principalmente do fluxo de caixa, ganha destaque.

O fluxo de caixa é a movimentação de recursos que entram e saem da sua empresa diariamente. Você recebe de clientes e paga contas, fornecedores e funcionários, e tudo isso deve ser registrado detalhadamente, para servir como insumo no cálculo de indicadores, despesas totais, lucro líquido, entre outros elementos da gestão. Além disso, com a análise do fluxo de caixa, é possível identificar quais os custos do negócio, possíveis problemas financeiros e desperdícios que podem ser cortados.

Portanto, tenha uma ferramenta eficiente de controle do fluxo de caixa da empresa. Você pode utilizar um caderno, planilhas ou, até mesmo, softwares de gestão que permitam que você automatize o processo e controle de toda a movimentação financeira da sua empresa. Esses dados devem ser incorporados à gestão financeira do negócio como um todo, de forma a garantir sua saúde financeira e lucratividade.

Preocupar-se com o atendimento

Quando o cliente chega ao estabelecimento, é essencial que ele receba o melhor tratamento possível. Dessa forma, você aumenta as chances de que a sua venda seja fechada e ainda pode garantir a fidelização de mais consumidores. Porém, essas não são as únicas vantagens de um bom atendimento: ele vai além do momento de compra do produto ou serviço, ou seja, da interação cara a cara, incluindo os momentos antes e após a venda.

É necessário garantir um atendimento de qualidade quando o cliente está conhecendo o seu produto, de forma a disponibilizar informações completas sobre ele e sua empresa. Além disso, o potencial cliente precisa ter um canal de comunicação com a sua organização, para tirar dúvidas sobre o produto e se informar mais, facilitando a tomada de decisão em relação à compra.

Após adquirir o rastreador veicular, ele ainda precisa ser bem atendido. Contar com um pós-vendas de qualidade é essencial nesse processo, uma vez que é uma forma de manter o canal de comunicação aberto entre a sua empresa e o cliente, além de coletar feedback sobre a venda e ser capaz de diagnosticar problemas e gargalos no processo.

Além disso, no caso de dúvidas ou problemas relacionados ao produto, é preciso que o cliente também seja capaz de se comunicar com a sua empresa e seja bem tratado pelos colaboradores. Dessa forma, ele ficará mais satisfeito, o que ampliará as chances de ele indicar a sua empresa para outras pessoas, além de se tornar fiel ao seu negócio.

Quais diferenciais o seu fornecedor deve conter?

Um dos pontos mais importantes na hora de montar uma empresa de monitoramento veicular é o contato com o fornecedor. Afinal, é essa a organização que fornecerá todo o suporte e tecnologia que você repassa aos seus clientes, sendo uma variável central no crescimento do seu negócio.

Quer saber quais são os diferenciais que você precisa identificar no fornecedor paao-de-rastreamera garantir o sucesso da sua empresa? Descubra agora!

Suporte

O fornecedor deve ser capaz de oferecer o suporte adequado tanto para você quanto para os seus clientes. O ideal é que ele esteja disponível 24 horas por dia. Afinal, não é possível prever quando o seu cliente precisará acessar o rastreador ou terá problemas na utilização do software.

Além disso, a resposta precisa ser rápida e o ideal é que o cliente seja capaz de emitir feedback em relação ao suporte, de forma a garantir a melhoria contínua do atendimento.

Produtos de qualidade

Os rastreadores, assim como o software utilizado por você e pelos clientes, precisam ter a mais alta qualidade. Como é o fornecedor que desenvolve os produtos, é preciso garantir que essa variável esteja coberta pela empresa escolhida.

Portanto, analise aquilo que é oferecido, principalmente em relação à diversidade de rastreadores. Além disso, analise a qualidade dos rastreadores e verifique se o fabricante é confiável.

Tecnologia eficaz

Por estar inserida no mercado da tecnologia, a sua empresa de rastreamento veicular também precisa contar com uma tecnologia de ponta. Portanto, verifique, em primeiro lugar, quais são as funcionalidades do software e como ele é operado. Quanto mais funcionalidades simples de ser utilizadas, melhor é para você e para o cliente.

O ideal é que ela funcione 100% via web, de forma a poder ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que haja acesso à internet. A integração com os dispositivos móveis e a possibilidade de personalização de acordo com a sua empresa são outros diferenciais que agregam valor ao produto oferecido pelo fornecedor.

Como você pôde perceber, montar uma empresa de rastreamento veicular traz uma série de benefícios para você, principalmente se o seu sonho é ser dono do próprio negócio. Para garantir o sucesso, aposte nas nossas dicas na hora de montar e escolher o fornecedor do seu negócio. Além disso, adote as boas práticas para garantir que a empresa esteja sempre em crescimento!

Se gostou do nosso conteúdo sobre como montar uma empresa de rastreamento veicular, visite nossa página explicativa e comece agora mesmo a montar a sua central de rastreamento.

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